Projeto de banda escolar incentiva o desenvolvimento artístico

Jovens têm oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais e participar de apresentações

Por Alexsandro Santos

Alunos da Banda Marcial da Escola Sant’Ana reunidos na última competição regional de bandas   Foto: Arquivo pessoal

Arte, Cultura e Educação. Estes são os valores que norteiam as ações da Banda Marcial da Escola Sant’Ana, de Rio Grande. Composta por mais de 40 alunos, o projeto visa garantir o desenvolvimento artístico de seus participantes, dando protagonismo ao público jovem da escola.

A ideia é incentivar a participação dos estudantes nos ensaios que ocorrem no contraturno da escola, além de garantir o aprendizado do toque de um novo instrumento. Desta forma, os jovens ocupam o seu tempo livre com atividades que auxiliam na construção de sua identidade social e no incentivo de sua criatividade. Isso é o que afirma Queli Silva, mãe de Débora e de Pyetro, ambos participantes do projeto. Segundo ela, o projeto garantiu o crescimento no desempenho escolar de seus filhos:

“O Pyetro se desenvolve bem e o desempenho dele na escola melhorou muito depois que ele entrou para o projeto musical. E eu nem preciso cobrar dele, porque a própria banda exige isso para fazer parte”.

O próximo desafio do grupo será participar da competição regional que ocorrerá em novembro     Foto: Divulgação

Pyetro, com 13 anos de idade, é aluno de outra escola, a Adelaide Alvim, e faz parte do grupo há três anos. Ele conta como ingressou no projeto: “O diretor da minha escola conhece o instrutor da banda e convidou a minha turma para visitar um ensaio. Eu gostei da ideia e comecei a frequentar”.

“Eu gosto bastante de conhecer novos locais com a banda, viajar e ver novas cidades. No fim do ano passado, além de nos apresentarmos em Rio Grande, nós fomos para Pelotas e para Quaraí”, afirma Pyetro.

O próximo desafio do grupo será participar da competição regional que ocorrerá em novembro. Para poder concorrer, os pais e professores se dividem para a realização de rifas para a comunidade. O cronograma completo do grupo pode ser conferido nas redes sociais

PRIMEIRA PÁGINA