Informações Importantes!!!
Período de aulas de 2023/2 : 16/09/2024 até 20/12/2024
Solicitação de Matrículas: 11 a 13 de setembro de 2024 (EXCEPCIONALMENTE neste semestre as matrículas serão realizadas via email, para isso, o aluno responder o email enviado pela secretaria com as informações solicitadas.
Disciplinas PPGH – 2024/2
OBRIGATÓRIAS |
||||
Código |
Disciplina |
Professor/a |
Dia/período |
|
10900161 | Estado: entre poder, tensões e autoritarismo |
Prof. Edgar Gandra e
|
Sexta-feira/Manhã – 9h CEHUS/sala 33 |
|
10900164 | Culturas: entre ensino, linguagens e formação de sentidos |
Prof. Mauro Dillmann e Prof. Wilian Bonete |
Terça-feira/Tarde – 14h CEHUS/sala 28 |
|
OPTATIVAS |
||||
0728249 |
Seminário Especial I (Metodologias de Análise de Conteúdo e Análise de Discurso) |
Profª Letícia Krilow |
Segunda-feira/Tarde 14h CEHUS/sala 33 |
Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index , com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3.
Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História e afins, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira.
Para nosso décimo sétimo número, a ser publicado no segundo semestre de 2024, estamos efetuando a chamada para o Dossiê Narrativas, mídias e cultura histórica: olhares a partir do ensino de História, sob a proposição das Doutorandas Natiele Gonçalves Mesquita (PPGH/UFPel) e Tayane Ferreira de Almeida (UFPE).
A proposta deste dossiê é consistir em um espaço para trabalhos que abordem o ensino da história, sua didática e a função social do conhecimento histórico a partir de diferentes mídias, narrativas e suas relações com a cultura histórica. Nesta pretensão, se busca explorar pesquisas sobre o ensino da história, cultura histórica, circulação, recepção da história, teoria e didática da história, isto é, discussões inclusivas, plurais e orientadoras da práxis docente e discente. Com o crescimento do campo investigativo do ensino de história, passa-se então a aprofundar a análise das origens e objetivos das produções de narrativas históricas em diversos segmentos, como acadêmicos, escolares, midiáticos, bem como as representações na cultura, religiões, publicidade, entre outros meios, assim como as recepções e interpretações geradas por esses e usos políticos do passado. Reflete-se sobre os aspectos de construção de sentido e orientação que circundam a construção de consciência histórica e sua função para a vida prática. O aprofundamento teórico que visamos alcançar com este dossiê tem os seguintes objetivos: valorizar a ciência, o conhecimento histórico e seus desdobramentos; refletir a potencialidade das mídias e tecnologias para a construção de sentido nas práticas de ensino de história; analisar narrativas negacionistas e discursos anticientíficos no espaço das mídias digitais e demais espaços da cultura; debater pesquisas e ações de educadores e educadoras que contribuem no desenvolvimento da consciência histórica; visibilizar práticas éticas, democráticas, críticas e afetuosas na aprendizagem histórica.
As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site (https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index ). Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/about/submissions e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com . Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito. Em caso de instabilidade no site da revista que possa dificultar a submissão nessa plataforma, solicitamos aos autores/as que comuniquem a situação quando do envio do e mail.
O período de recebimento dos artigos, para essa edição, será até o dia 01/10/2024.
Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.
A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio
Divulgação dos contemplados: 18/09/2024
Convidamos a comunidade acadêmica a colaborar com a Revista Discente Ofícios de Clio, dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista é ligada ao Laboratório de Ensino de História da UFPel (LEH) e vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História. Possui periodicidade semestral, sendo publicada em formato online no endereço https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index , com ISSN 2527-0524. Na última classificação de periódicos QUALIS/CAPES divulgada, a Revista Discente Ofícios de Clio recebeu classificação B3. Serão aceitos artigos inéditos de História ou temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O (a) autor (a) deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído no máximo há seis meses no momento do envio. A Revista Discente Ofícios de Clio é dividida em quatro seções. A primeira delas constitui-se de um dossiê temático, para o qual é realizada chamada específica e são convidados a participar, na condição de proponentes, doutorandos (as). A segunda seção é composta por artigos livres. A terceira seção é específica para área de Ensino de História, contemplando reflexões teóricas sobre as práticas e experiências de ensino, tais como trabalho com monitorias, atividades do PIBID, estágios, experiências em Educação Patrimonial, etc. A quarta seção da revista será composta por resenhas de obras publicadas em língua portuguesa ou estrangeira. Nesse momento está sendo realizada a chamada para definição e composição dos dossiês temáticos dos números 16 e 17 de nossa revista. Sendo assim, a presente chamada concentra-se sobre as seções permanentes da Revista Discente Ofícios de Clio, conforme descritas acima: Artigos Livres, Dossiê Permanente de Ensino de História e Resenhas. As Normas e o Regimento da Revista encontram-se no site (https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/about/submissions ). Os artigos devem ser inéditos e seu conteúdo é de responsabilidade do (a) autor (a). Informações adicionais podem ser solicitadas por meio do e-mail oficiosdeclio@gmail.com . A submissão de artigos se dará por intermédio do site da Revista: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/index e do envio simultâneo para o e-mail oficiosdeclio@gmail.com . Lembramos que o não envio do trabalho ao email acima acarreta na não recepção e, consequentemente, não avaliação do manuscrito.
O período de submissão para artigos nas seções permanentes atravessará o período das submissões para os dois dossiês específicos, indo de 11/03/2024 a 12/08/2024. Solicitamos ampla divulgação entre seus contatos.
A Editoria da Revista Discente Ofícios de Clio.
A comissão de avaliação divulga o resultado final da Seleção do curso de Mestrado 2024.
A Comissão de Avaliação da Seleção do curso de Mestrado 2024 divulga, conforme o edital Nº 209/2023, o resultado provisório do processo.