Notícias
  • Secretaria sem expediente dia 24/05

    Em virtude da paralisação nacional dos Técnicos Administrativos em Educação, na quarta-feira dia 24 de maio, a secretaria do PPGS não terá expediente. Retornamos em horário normal na quinta-feira.

  • Convite de defesa de Dissertação

    Discente: João Matheus Soares Miranda

    Título da dissertação: “O futuro pede passagem e vem de moto: a experiência dos mototrabalhadores em Pelotas-RS.”, sob orientação do Profa. Dra. Lorena Almeida Gill

    Dia: 31 de maio de 2017

    Horário: às 14 h

    Local:  Na sala do NDH (nº 144), térreo do prédio do ICH. Rua Alberto Rosa, nº154.

  • GT 7 Ambiente, tecnociência, relação sociedade-natureza

    A Drª Camila Dellagnese Prates (PNPD de nosso PPGS), junto ao Prof. Dr. Jalcione Almeida (UFRGS), coordenam o GT 7 Ambiente, tecnociência, relação sociedade-natureza no VII ESCOITE, que acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 5 e 7 de outubro de 2017.

    GT 7 Ambiente, tecnociência, relação sociedade-natureza – Jalcione Almeida (UFRGS/TEMAS) e Camila Dellagnese Prates (UFPEL/TEMAS)

    “Este grupo de trabalho propõe discutir enfoques e resultados de pesquisas, em andamento ou concluídas, que tratem de disputas em torno de grandes projetos de desenvolvimento, sejam na geração de energia, exploração extrativa (minerária ou outra), assentamentos populacionais, de projetos agropecuários ou urbanísticos, de infraestrutura ou entretenimento, entre outros, no Brasil e na América Latina. Mais precisamente, disputas que se situam em torno de escolhas sociotécnicas que implicam controvérsias ou conflitos ambientais.

    A primeira vista, estas disputas aparecem como conflitos por “recursos naturais”, que podem ser “resolvidos” com “compensações”, “mitigação de impactos” ou, por outro lado, acusando-se os atores contestatários de inviabilizar o diálogo e de promover o bloqueio do “desenvolvimento” nas regiões onde são implantados os projetos.

    Do ponto de vista teórico-epistemológico, esta proposta de GT busca incentivar questionamentos (i) sobre as limitações geradas pela “purificação” de qualidades ditas inerentes aos seres humanos e das pertencentes ao meio natural; e (ii) sobre os efeitos gerados pela distinção entre a(s) sociedade(s) e a(s) natureza(s) em diferentes situações-problema no Brasil e na América Latina. Nesta dimensão, os trabalhos deverão permitir a reflexão acerca do que resta da fronteira moderna entre o construído e o real, o objetivo e o subjetivo, a natureza e a sociedade.

    Do ponto de vista temático-empírico, no escopo do ambiente, da tecnociência e dos projetos de desenvolvimento, o GT está aberto a proposições em temas como: conflitos e desastres ambientais; mediação sociotécnica; movimentos de luta por direitos/resistência; tecnociência na gestão ambiental visando mitigações de impactos; consequências ambientais resultantes de projetos de desenvolvimento; produção de conhecimento e sistemas peritos; riscos; legislação/licenciamento ambiental, entre outros que se adequem ao escopo proposto.”

    Mais informação, AQUI.

  • Livro: Sociologia de Niklas Luhmann

    O Prof. Dr. Léo Peixoto Rodrigues em coautoria com o Prof. Dr. Fabrício Monteiro Neves (PPG Sociologia/UnB), têm publicado o livro Sociologia de Niklas Luhmann. Confira a sinopse do livro elaborada pela editora:

    A obra “Sociologia de Niklas Luhmann”, publicado pela Editora Vozes e que faz parte da coleção “Pontos de Referência”, recém lançada pela mesma Editora, vem preencher uma lacuna teórica na Sociologia brasileiras. Os autores dedicaram-se a apresentar uma teoria de difícil compreensão de forma clara, didática, encadeando os principais conceitos – que dão forma e corpo ao seu escopo teórico sistêmico – propostos por Luhmann, sem prescindir do necessário rigor que a própria teoria exige. Niklas Luhmann é um dos mais proeminentes e polêmicos teóricos da sociologia e das ciências sociais, como um todo, desta contemporaneidade. Niklas Luhmann construiu uma perspectiva teórica da sociedade, colocando no centro a necessidade de se afrontar a crescente complexidade que o sistema social, numa perspectiva global, vem desenvolvendo. Para Luhmann, a sociedade, que se constitui em um sistema complexo, fechado sobre si mesmo, do ponto de vista de seu operar. Tal sistema diferenciação em subsistemas funcionais, a partir de seu interior, inflacionando seu próprio processo evolutivo.

  • Aconteceu Reunião de Recepção da Turma 2017

    O passado dia 27/04, quinta-feira, o PPGS realizou a Reunião de Recepção da Turma 2017, contando com a presença do corpo docente e de estudantes das turmas 2015 e 2016.

    Foi uma oportunidade para que os novos estudantes tiveram uma visão geral tanto do funcionamento do PPGS quanto das linhas de pesquisa nas que estão inseridos professores e estudantes. Também foi o momento para conhecer outras atividades do PPGS, tais como os eventos que acontecerão ainda neste ano, as revistas – NORUS e Perspectivas Sociais -, bem como os Grupos de Pesquisa.

    Mais

  • Convite de Defesa de Dissertação

    Discente: Ana Estela Vaz Xavier

    Título da dissertação: “A revitalização do mercado público da cidade de Pelotas e sua ressignificação social.”, sob orientação do Profa. Dra. Maria Thereza Rosa Ribeiro

    Dia: 09 de maio de 2017

    Horário: às 14 h

    Local:  Sala 316, no prédio do IFISP, Rua Cel. Alberto Rosa, 154.

  • 1º Seminário de Sociologia – UFSM

    Até o dia 17 de maio está aberto o prazo para o envio de resumos expandidos para participar no 1º Seminário de Sociologia na UFSM.

    Mais informações AQUI