PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS – PBA BOLSAS DE INICIAÇÃO AO TRABALHO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS – PBA BOLSAS DE INICIAÇÃO AO TRABALHO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

O Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), da Universidade Federal de Pelotas, torna público que estão abertas inscrições para a seleção de candidatos à bolsa de Iniciação ao trabalho, no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), de acordo com a Resolução n°5, de 3 de abril de 2014, do COCEPE, observados os seguintes quesitos:

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: As Bolsas de Iniciação ao Trabalho têm por objetivo promover a iniciação ao trabalho técnico profissional e de gestão acadêmica dos discentes de graduação na UFPel. Essas bolsas compreendem a modalidade de aprendizagem dentro dos ambientes administrativos da universidade, sob o acompanhamento de um supervisor do setor onde o aluno possa a vir atuar, visando melhorar as condições de estudo e permanência.

2. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 12/05/2017 a 19/05/2017, na Secretaria do CDTec – Campus Anglo (rua Gomes Carneiro, 1), sala B100, das 8h às 14h. Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar o formulário de inscrição preenchido, histórico escolar atual e atestado de matrícula 2017/1. O formulário de inscrição está disponível em http://inf.ufpel.edu.br/ A ausência de qualquer documentação, informação ou assinatura implicará na desclassificação.

3. CARGA HORÁRIA, VIGÊNCIA E VALOR DA BOLSA: A bolsa será concedida no período de junho a dezembro de 2017. O valor será de R$ 400,00 (quatrocentos reais), com a carga horária de 20 horas semanais totalizando 80 horas mensais.

4. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: i) Estar regularmente matriculado e frequentando curso de Graduação na UFPel, de acordo com as vagas disponíveis; ii) Ser beneficiário dos programas de assistência estudantil vinculados à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), pois a vaga ofertada neste edital é caracterizada como Demanda Social; iii) Ter desempenho acadêmico compatível com a função que se propõe a exercer e com tarefas relacionadas às bolsas de graduação; e, iv) Ter disponibilidade de vinte horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão de bolsa.

5. ATIVIDADES DA BOLSA: Será ofertada 1 (uma) bolsa, em somente uma das seguintes áreas, a ser indicada pelo candidato no formulário de inscrição: i) Instalação/manutenção de sistemas operacionais; montagem/manutenção de computadores e impressoras (hardware e software) e configuração de redes; ii) Atuação junto à gestão educacional, assessorando a Coordenação do Curso de Graduação em Biotecnologia. iii) Monitoramento de atividades do laboratório de ensino em Engenharia de Materiais. iv) Especificação e execução dos processos administrativos relacionados aos Colegiados dos Cursos de Computação.

6. PROCESSO DE SELEÇÃO: A seleção dos candidatos será feita nos dias 19 e 23 de maio, em duas etapas: • 1a . etapa: 19 de maio, entre 14h e 15h. Análise de histórico escolar: a comissão de seleção analisará o desempenho do candidato no seu histórico escolar, de acordo com as atividades propostas ao bolsista, podendo chamar até os 15 primeiros candidatos classificados nesta etapa para a segunda etapa. • 2a . etapa: 23 de maio, entre 8h e 12h. Entrevista: os candidatos classificados na etapa anterior farão entrevista perante membros da comissão de seleção. Os horários das entrevistas serão previamente agendados com os candidatos, de acordo com o número de inscritos.

7. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: O resultado será divulgado no dia 24 de maio na página http://inf.ufpel.edu.br/ 8. CONTROLE DE FREQUÊNCIA: A unidade manterá o controle de frequência dos bolsistas, informando as faltas não justificadas à PRAE, para fins de desconto. 9. PAGAMENTOS: Os pagamentos são processados e encaminhados até o dia 10 de cada mês. As alterações devem ser enviadas à PRAE com prazo hábil para alteração das listas. Caso isso não ocorra, as retificações ficarão para o mês subsequente. Os pagamentos são feitos até o dia 10 de cada mês, salvo eventualidades que serão previamente comunicadas na página da PRAE. 10. OUTRAS INFORMAÇÕES: Poderão ser obtidas através do e-mail cdtec.ufpel@gmail.com ou pelo telefone (53) 32843890.

 

Prof. Dr. Tiago Vieiras Collares Diretor do CDTec

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS – PBA BOLSAS DE INICIAÇÃO AO TRABALHO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS

TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA AGORA É NO CRA – ATENDIMENTO A ALUNOS-, NÃO MAIS NOS COLEGIADOS DA FAT

TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA AGORA É NO CRA – ATENDIMENTO A ALUNOS-, NÃO MAIS NOS COLEGIADOS DA FAT

Foi aprovada pelo COCEPE a Resolução 16/2016 que dispõe sobre NOVAS REGRAS PARA GERAL DE MATRÍCULA.
A partir do inicio de 2017/1 o Trancamento Geral de Matrícula deve ser solicitado diretamente na Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA no Núcleo de Atendimento ao Aluno – na sala 101, onde o acadêmico preencherá um formulário específico para tal finalidade, e o mesmo será analisado e registrado no ato da solicitação, sem necessidade de ser repassado ao Colegiado;
O Trancamento Geral de matrícula terá validade por apenas um semestre, sendo o prazo máximo de 4 semestres para cursos semestrais e 2 anos para o curso anual. O Trancamento poderá ser solicitado para períodos letivos consecutivos, entretanto deve ser renovado a cada período, até completar o período máximo estipulado na Resolução – 2 anos. Isto com a pretensão de que a cada semestre o acadêmico repense a sua situação.
 
Prazos:
O acadêmico poderá solicitar o Trancamento Geral de Matrícula:
– sem realizar matrícula – até a data limite para correção de matrícula (em 2017/1: de 17 a 20 de abril de 2017);
 
com matrícula – do primeiro até o último dia letivo (conforme calendário acadêmico) – OBRIGATÓRIO anexar COMPROVANTE DE MATRÍCULA.
 
ATENÇÃO: Os alunos que não solicitaram matrícula ou correção de matrícula ou não realizarem o trancamento geral de matrícula  configurarão com situação de ABANDONO de curso;
 
Alunos Ingressantes, independente da modalidade de ingresso:
Apenas poderão realizar o Trancamento Geral por dois motivos justificados:
-Motivo de Saúde do próprio aluno – Atestado com CID;
-Serviço Militar – Atestado;
 
 
Mais informações sobre as novas regras podem ser vistas na Resolução 16/2016, que segue anexa, e também esta disponível para consulta na página do Cocepe, bem como na página da CRA.
Juliana Franz
De Ordem da Sra Coordenadora de Registros Acadêmicos – Emileni Tessmer
Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA AGORA É NO CRA – ATENDIMENTO A ALUNOS-, NÃO MAIS NOS COLEGIADOS DA FAT

DATAS DAS MATRÍCULAS DA FAT/UFPEL

DATAS DAS MATRÍCULAS DA FAT/UFPEL:

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em DATAS DAS MATRÍCULAS DA FAT/UFPEL

HORÁRIOS 2017/1 – CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Horários-Gestão-Pública-2017-1

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em HORÁRIOS 2017/1 – CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Divulgação: Biblioteca ENAP

A Enap lançou no dia 3 de março o Portal da Biblioteca. A página reúne, em um único espaço, conteúdos digitais do Repositório Institucional da Enap, da Casoteca do Serviço Público, do Catálogo da Biblioteca Graciliano Ramos, da Revista do Serviço Público, bem como disponibiliza acesso a bases de dados de acesso livre e restrito, nacionais e estrangeiras.  Além do acesso aos periódicos científicos da base ABI/INFORM, agora também será possível acessar o Ebook Central – livros eletrônicos das mais diversas áreas do conhecimento – por meio de diferentes dispositivos, como notebooks, smartphones e tablets. A plataforma possibilita a leitura online, o empréstimo para leitura offline e o download ou impressão de trechos das publicações.

Os usuários já cadastrados no antigo Portal de Periódicos Eletrônicos tiveram sua senha de acesso redefinida, em virtude da mudança de plataforma. Veja, no documento anexo, as orientações sobre como atualizar sua senha no novo portal.

Acesse http://biblioteca.enap.gov.br e confira as bases de dados disponíveis no Portal da Biblioteca.

 

 

logo_spell

 

A Biblioteca Graciliano Ramos está à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas pelo e-mail biblioteca@enap.gov.br ou pelo telefone (+55 61) 2020-3139.

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Divulgação: Biblioteca ENAP

Horário de Funcionamento do Colegiado da FAT dos dias 13/03/2017 a 17/032017

O Colegiado da FAT irá funcionar das 14 h às 20 h dos dias 13/03/2017 a 17/03/2017 (segunda- feira a sexta- feira) desta semana, devido ao fato de o servidor William estar liberado em virtude de participação de Curso de Capacitação em PAD (Processo Administrativo Disciplinar) ofertado pela PROGEP da UFPel. Então o servidor Al Gibran (Giba) atenderá neste colegiado durante esse horário a fim de poder atender, também, os alunos da noite que estudam nos cursos de graduação FAT.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Horário de Funcionamento do Colegiado da FAT dos dias 13/03/2017 a 17/032017

FORMATURA INTERNA – CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

ATENÇÃO FORMANDOS!
A FORMATURA –  CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU INTERNA DOS CURSOS DA FAT SERÁ DIA 20 DE ABRIL, QUINTA-FEIRA, ÀS 19 HORAS, NO AUDITÓRIO DA REITORIA, 4° ANDAR, CAMPUS ANGLO.
Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em FORMATURA INTERNA – CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Comunicado Urgente (Aula Formandos)

Em reunião do dia 7/11 as chefias de Departamentos, as Coordenações de Colegiado de Cursos e a Direção da FAT, em conformidade com a nota nº 4 do COCEPE e posterior esclarecimento, acordaram coletivamente o que segue:

As aulas iniciam no dia 16/11 (quarta-feira), tendo em vista a semana acadêmica integrada e a greve geral dos trabalhadores, prevista para dia 11/11.
As disciplinas do currículo que não constam no último semestre na grade curricular dos cursos não serão retomadas.

 

Todos os alunos matriculados nas disciplinas abaixo relacionadas poderão assistir às aulas, se assim desejarem. Ressalta-se que os alunos paralisados terão seus direitos garantidos a partir do novo calendário acadêmico.

 

Disciplinas:

 

Departamento de Administração (Curso de Administração):

 

– Monografia

– Estágio II

– Gestão da Saúde

– Controladoria

– Gestão Social e 3º Setor

– Agronegócio

– Gestão Municipal

– Estado e Políticas Públicas

– Comércio Exterior

– Administração de Custos (mobilidade internacional)

– Empreendedorismo (mobilidade internacional)

– Gestão de Projetos (mobilidade internacional)

 

Departamento de Turismo (Curso de Administração):

– Gestão de Restaurantes.

 

Departamento de Administração (Curso de Gestão Pública):

 

– Gestão Ambiental

– Qualidade na Gestão Pública

– Marketing no Setor Público

– Elaboração e Análise de Projetos

– Projeto em Políticas de Desenvolvimento Local e Regional

– Sistemas de Informação e Decisão no Setor Público.

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Comunicado Urgente (Aula Formandos)

EVENTO: I Seminário em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

O programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da Universidade Federal de Pelotas (DTSA) em parceria com a Faculdade de Administração e Turismo da UFPEL(FAT), a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (NEDET) tem o prazer de convidar para o evento:

I Seminário em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, a ser realizado no dia 11 de novembro, Sexta-feira, na Universidade Federal de Pelotas.

Local: Universidade Federal de Pelotas – Campus Porto –
4º andar -Auditório da Reitoria

INSCRIÇÕES NO LINK:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_66chLRUM0kQUJQEh99ZjCeEjpdPkLJ6eJFrk5RwYaZJvmQ/formResponse

PROGRAMAÇÃO GERAL
MANHÃ:
8:00 Credenciamento

8:30 Palestra de Abertura “Desenvolvimento Territorial Sustentável: O rural e suas interações com o urbano”
Prof. Dr. Valdir Frigo Denardin (UFPR)
Mediador: Dr. Flávio Sacco dos Anjos (UFPEL)

10:00 Coffee-Break

10:30 Mesa Redonda sobre Desenvolvimento Territorial no RS

Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira (UNISC) – O Papel do Observatório de Desenvolvimento Regional da UNISC para o desenvolvimento territorial
Dra. Maria Emilia Camargo (UCS) – Cadeia da maça e as contribuições para o desenvolvimento territorial;
Dr. Marcelo Vinicius De La Rocha Domingues (FURG) – Os impactos da indústria Offshore no desenvolvimento territorial
Mediador: Prof. Dr. Mário Canever (UFPEL)

12:00 Intervalo para o almoço

TARDE
14:00 PPGDTSA em foco: Agenda de Pesquisa e Extensão
Me. Felipe Hermann (UFPEL) – Coordenador do Núcleo de
Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial
Dra. Maria Emilia Camargo (UCS);
Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira (UNISC)
Dr. Marcelo Vinicius De La Rocha Domingues (FURG)

Representantes:
ü EMATER
ü EMBRAPA
ü COREDE
ü Universidade Católica de Pelotas
Mediador: Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias

15:00 Coffee-break

15:30 Palestra de Encerramento “Solidariedade e
Desenvolvimento”
Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger (UNISINOS)

17:00 Lançamento do Livro “A Descoberta dos Vínculos
Sociais: Os fundamentos da solidariedade” de autoria do
Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em EVENTO: I Seminário em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

Horário de atendimento da Secretaria dos Colegiados da FAT-UFPEL

Informa-se que, devido ao congelamento do calendário acadêmico  decidido em reunião do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), realizada no dia 24 de outubro de 2016, os colegiados da Faculdade de Administração e de Turismo- FAT, e respectiva secretaria, irão funcionar de segunda-feira até sexta-feira, das 14:00 às 20:00, até segunda ordem.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Horário de atendimento da Secretaria dos Colegiados da FAT-UFPEL