Início do conteúdo
    Notícias
  • Atendimento SGA

    Os atendimentos da Superintendência de Gestão Administrativa (SGA) estão ocorrendo presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

    Informações sobre contatos telefônicos, e-mails e endereços estão disponíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/pra/contatos/.

  • Realização da 1ª Oficina de Higienização de Documentos para discentes e egressos da UFPel

    No dia 18 de setembro, a Unidade de Arquivo da Universidade Federal de Pelotas (UARQ/UFPEL) realizou sua primeira Oficina de Higienização de Documentos, fruto de uma parceria com o curso de bacharelado em História. A oficina foi ministrada pela Profª Drª. Ana Inez Klein e pelos arquivistas Alessandro Aquino Dias e Dulcelene Pereira Alves para discentes e egressos de diferentes áreas do conhecimento, interessados em aprender sobre a técnica. A atividade envolveu teorias e práticas da conservação documental, constituindo-se um importante instrumento para trocas de experiências e construção de novos saberes. A oficina integra o projeto de difusão cultural do Arquivo Geral da Universidade que busca valorizar a função educativa e cultural dos acervos e, principalmente, aproximar a comunidade acadêmica deste importante espaço de memória da Universidade Federal de Pelotas.

                     

  • UFPel promove 1ª Oficina de Higienização de Documentos de Arquivos Permanentes

    A Unidade de Arquivo da Universidade Federal de Pelotas (UARQ/UFPel), em parceria com o curso de bacharelado em História, promove a 1ª Oficina de Higienização de Documentos de Arquivos Permanentes. A atividade ocorrerá no dia 18 de setembro, às 17h, na Unidade de Arquivo, localizada na rua Almirante Barroso, 850, no Centro de Pelotas.

    Notícia na íntegra, pode ser acessada neste link.

  • Liberação de modelo de Termo de Referência no Cobalto em conformidade com a lei 14.133/2021

    Em atenção ao disposto no inciso IV do art. 19 da Lei nº 14.133/2021, que determina a obrigatoriedade de utilização de modelos padronizados aprovados pelos órgãos de assessoramento jurídico, a Coordenação de Material e Patrimônio informa que foi disponibilizado no sistema Cobalto o novo modelo do Termo de Referência para Novas Aquisições sem contrato, agora integrado ao próprio pedido. Maiores informações podem ser obtidas no processo SEI 23110.018943/2025-11.

  • Alunos do curso de História realizam visita técnica à Unidade de Arquivo da UFPel

    Os estudantes da disciplina Introdução ao Estudo de Acervos, do curso de História – Bacharelado da UFPel, participaram de uma visita guiada à Unidade de Arquivo da universidade, acompanhados pela professora Márcia Janet Espig.

    Durante a atividade, foram recebidos por Flávio Oliveira, chefe do Núcleo de Documentação e Arquivo, e pelos arquivistas Alessandro Dias e Dulcelene Alves. O grupo conheceu de perto os trabalhos realizados no setor, além de receber informações sobre os desafios e perspectivas futuras da área.

    A visita integra as ações de aproximação entre ensino e práticas profissionais em arquivos. Como fruto de iniciativas anteriores, três alunos da UFPel já participam do projeto de extensão “Organizando Arquivos Permanentes: os Acervos do Núcleo de Pesquisa em História Regional e do Arquivo Geral da UFPel”, coordenado pela professora Ana Inez Klein, desenvolvendo atividades da Unidade de Arquivo.

  • Resultado final do edital da bolsa BDI vaga NUDOC

    Segue a relação do resultado final do edital da bolsa BDI vaga NUDOC:

    Nome Curriculo
    Peso Total 3
    Histórico
    Peso Total 3
    Nota final
    1ª etapa
    Entrevista Nota Final Colocação
    Mariana Grivot Rodrigues 1 3 4 3,7 7,7
    Lara Pereira Anderson 1 3 4 3,6 7,6
    Yuki Santos de Souza 1 3 4 3,5 7,5
    Maria Eduarda Machado Carvalho 2 3 5 2,4 7,4
    Jennifer Termesano Gutierrez 1 3 4 2,3 6,3
    Émely Regina Fila 3 1 4 1 Reprovado
    Jane Mendes Soares 1 3 4 2 Reprovado
    Júlia Freitas Frizon 1 3 4 0,5 Reprovado
    Nathália Martins da Rosa 1 3 4 1,5 Reprovado
    Verônica Rangel Xavier Silva 1 3 4 NC Reprovado

    Desta forma a aluna selecionada para a bolsa BDI, vaga NUDOC, foi Mariana Grivot Rodrigues, e a aluna suplente a esta vaga Lara Pereira Anderson.

    Será enviado e-mail solicitando documentação pessoal para fins de pagamento do valor da bolsa.

     

  • Homologação dos(as) apovados(as) na 1ª etapa do edital da bolsa BDI vaga NUDOC

    Segue a relação das inscrições homologadas na 1ª etapa do edital nº 01/2025 da bolsa BDI, contendo uma vaga que irá atuar no Núcleo de Documentação e Arquivo.

    Nome Curso Curriculo
    Peso Total 3
    Histórico
    Peso Total 3
    Nota final
    1ª etapa
    Émely Regina Fila Odontologia 3 1 4
    Jane Mendes Soares Gestão Pública 1 3 4
    Jennifer Termesano Gutierrez Gestão Pública 1 3 4
    Júlia Freitas Frizon Administração 1 3 4
    Lara Pereira Anderson História – Bacharelado 1 3 4
    Maria Eduarda Machado Carvalho Gestão Pública 2 3 5
    Mariana Grivot Rodrigues Antropologia 1 3 4
    Nathália Martins da Rosa Gestão Pública 1 3 4
    Verônica Rangel Xavier Silva Conservação e Restauro 1 3 4
    Yuki Santos de Souza História – Bacharelado 1 3 4

    Os(as) aprovados(as) serão chamados para a entrevista, que ocorrerá nos dias 26/02/2025 e 27/02/2025, online, com link e horário enviados aos candidatos via e-mail. Serão considerados aprovados aqueles(as) que obtiverem nota superior a 2 nesta última etapa. O resultado final será publicado no dia 28/02/2025.

  • Alteração do endereço de acesso à Unidade de Arquivo

    A Unidade de Arquivo informa que, devido às obras em andamento na FAURB que estão bloqueando o acesso principal, o acesso ao arquivo será feito, a partir de hoje (20/02/2025), pelo CEHUS, localizado na Rua Alberto Rosa, nº 117, em frente ao Instituto de Ciências Humanas (ICH).

    Essa mudança permanecerá em vigor enquanto as obras estiverem em curso. Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para mais informações.

     

  • Edital Bolsas de Desenvolvimento Institucional

    Estão abertas as inscrições para o edital de bolsas de desenvolvimento institucional (BDI) de 14 de fevereiro à 23 de fevereiro. A Pró-Reitoria Administrativa contará com uma vaga, conforme consta no item 4 do edital nº01/2025, disponível aqui.

  • Liberação da URDB para recebimento de bens Inservíveis