Início do conteúdo
    Notícias
  • SUINFRA apresenta o Sistema de Manutenção

    A Superintendência de Infraestrutura – SUINFRA apresenta o SISTEMA DE MANUTENÇÃO que irá substituir o Controle de Prestação de serviço – CPS que funcionava até 2017.

    A partir de 02 de janeiro de 2018 será utilizado apenas o SISTEMA DE MANUTENÇÃO, ferramenta integrada de gestão que terá uma interface de comunicação entre as Unidades Solicitantes e o Gestor de Manutenção.

    Apresentação: Sistema de Manutenção – Passo a Passo

    Solicitações: cobalto.ufpel.edu.br (no COBALTO acesse o menu lateral Infraestrutura)

  • Fale sobre Serviços Terceirizados

    A Pró-Reitoria de Infraestrutura disponibilizou uma ferramenta para a comunicação sobre assuntos relacionados à prestação de Serviços Terceirizados. Nesta ferramenta é possível realizar Denúncias, Reclamações, Solicitações, Informações, Sugestões e Elogios.

    Acesse o Link https://wp.ufpel.edu.br/terceirizados/fale

  • Reforma – Clínica da Faculdade de Odontologia

    As clínicas localizadas localizadas no 2º andar do prédio da Faculdade de Odontologia receberam no início de 2019 diversas intervenções, como troca de pisos, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, adequações de espaço. Tais ações foram desenvolvidas pela Seção de Manutenção dos Campi Pelotas com o suporte da Unidade de Apoio à Gestão de Infraestrutura.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • UFPel reduz gastos com telefonia pelo terceiro ano consecutivo, gerando economia de mais de meio milhão de reais

    Pelo terceiro ano consecutivo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel)  atinge redução nos gastos de telefonia. As ações tomadas pela Unidade de Telefonia, ligadas a diagnóstico, gestão e otimização de recursos, continuam rendendo ótimos resultados para a UFPel, convertendo-se em expressiva economia.

    Tomando como referência o mês de vencimento das faturas, o gasto total com planta de telefonia da UFPel em 2018 foi de quase 214 mil reais (valor bruto). O que representa economia de aproximadamente 100 mil em relação a 2017 (redução de 31%), quase 400 mil reais em relação a 2016 (redução de 65%) e mais de meio milhão de reais em relação a 2015 (redução de 72%).

    Comparativo da redução em cada ano:

    Valores (bruto) mensais gastos nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018:

    Detalhamento dos gastos com telefonia fixa em 2018:

    O estudo elaborado pela Unidade de Telefonia para implantação de novos equipamentos também contribuiu para obtenção destes resultados. Nos últimos anos novos equipamentos, como centrais telefônicas, ramais VoIP e Gatewais VoIP, foram implantados. Em 2018 foi ampliado o número de ramais VoIP  e também se iniciou a instalação de Gateways VoIP. Assim como os ramais VoIP, estes Gateways se comunicam através da rede de dados e possibilitam a implantação de ramais em pontos remotos da Universidade. Para isso, foi necessário um longo período de testes para ajuste de configurações, simulando cenários de aplicação para validar sua implantação. A Unidade de Telefonia conta com uma grande ajuda da Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI), ligada a PROGIC, para configuração da rede, viabilizando a instalação de novos ramais e Gateways VoIP.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

  • Instalação de nova Infraestrutura de Telefonia nos prédios do Hospital de Clínicas Veterinária – UFPel

    A Unidade de Telefonia concluiu a instalação de uma nova infraestrutura de Telefonia para atender a demanda do Hospital de Clínicas Veterinária no Capão do Leão. A necessidade surgiu após a ocorrência de temporais na região que provocaram a queda de postes e, consecutivamente, o rompimento do cabo de telefonia (em mais de um ponto) que interligava os ramais do HCV com a central telefônica.

    A solução proposta foi a implantação de Gateways VoIP, equipamentos que se comunicam através da rede de dados, eliminado a necessidade do cabo externo que foi rompido.  Estes equipamentos foram testados, pela Unidade de Telefonia, durante meses em bancada antes de serem implantados em unidades da UFPel, onde várias configurações foram testadas até validar o uso do equipamento, anteriormente ao surgimento desta necessidade.

    A instalação foi concluída em dezembro de 2018, ativação que contou com instalação/configuração dos Gateways e instalação de infraestrutura de rede telefônica nos prédios (cabeamento, tubulação, organização de DGs). Também contamos com uma grande ajuda da Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI), ligada a PROGIC, para configuração da rede, viabilizando a comunicação entre os Gateways.

    Os ramais das unidades do Hospital de Clínicas Veterinária não sofreram nenhuma mudança em sua numeração e também não houve mudanças nos procedimentos de discagem.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • PRÉDIO da R. BENJAMIN CONSTANT 1001 RECEBEU INTERVENÇÕES NA COBERTURA

    O prédio da UFPel, situado à Rua Benjamin Constant, nº 1001, recebeu a intervenção em sua cobertura. As ações  contemplaram a substituição de diversas telhas danificadas e instalação de tubulações pluviais e foi realizada pela equipe da Seção de manutenção dos Campi Pelotas SMPel/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Prédio 19 – Biotecnologia tem seu sistema de esgoto desobstruído.

    O Sistema de esgoto do prédio de Biotecnologia – P19 no Instituto de Biologia do Campus Capão do Leão precisou ser desobstruído. A ação foi desenvolvida pela Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão SMCL/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Instalação de Novo DG Telefônico no IFM – Prédio 5 Capão do Leão

    A Unidade de Telefonia executou a instalação de um novo DG telefônico no prédio IFM, prédio 5 do Capão do Leão, em virtude da instalação do elevador no local. Foi feito realocação de todo cabeamento telefônico do terceiro piso do prédio.

    Abaixo algumas fotos da atividade:

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • PRÉDIO 14 DO INSTITUTO DE BIOLOGIA RECEBEU INTERVENÇÕES EM SUA COBERTURA

    O prédio 14, Instituto de Biologia do Campus Capão do Leão, recebeu intervenções em sua cobertura.

    Foram realizadas diversas trocas de telhas. A ação foi desenvolvida pela equipe da Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão – SMCL/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • AÇÕES DA SUINFRA NA FAURB – LIMPEZA DA CLARABÓIA E TROCA DE TELHAS DA COBERTURA

    O prédio da Faculdade de Arquitetura da UFPel recebeu a substituição de telhas translucida em sua cobertura, bem como a limpeza das placas acrílicas da clarabóia interna do saguão.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da Seção de Manutenção dos  Campi Pelotas – SMPeL/SUINFRA.

     

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • MALG RECEBEU INTERVENÇÕES DA SMPel

    O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo recebeu diversas intervenções, destacando-se a montagem de expositores fixos e móveis, bem como serviços de acabamento de superfícies e pintura interna.

    As ações foram desenvolvidas pela equipe da Seção de Manutenção dos Campi Pelotas – SMPel/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • ESEF RECEBEU INSTALAÇÃO DE FORRO DE PVC

    A Escola Superior de Educação Física da UFPel recebeu a instalação de 150m² de forro de PVC em substituição ao forro existente.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da Seção de Manutenção dos Campi Pelotas – SMPel/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

  • CENTRO DE ARTES RECEBE CLIMATIZAÇÃO

    O auditório do Centro de Artes recebeu a instalação de aparelhos de climatização. As ações, desenvolvidas pela equipe da Seção de Manutenção dos Campi Pelotas, contemplaram, além da instalação dos equipamentos, a execução da rede de instalações elétricas.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • LABORATÓRIOS DE MORFOLOGIA DO INSTITUTO DE BIOLOGIA RECEBEU INTERVENÇÕES EM SUAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

              O Departamento de Morfologia do instituto de Biologia, com dependências dentro do Campus da Faculdade de Medicina, recebeu intervenções de adequação em sua infraestrutura de instalações elétricas.

              As ações foram desenvolvidas pela equipe da Seção de Manutenção dos Campi Pelotas – SMPel/SUINFRA e contemplou, nesta primeira etapa, a readequação do quadro de distribuição de energia elétrica da edificação.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • SUBSTITUIÇÃO de EXTINTORES – PRÉDIO ANGLO / UFPel

    Servidores da Superintendência de Infraestrutura acompanham empresa terceirizada na substituição de extintores realizada nas dependências do complexo ANGLO / Campi Pelotas.

    O cronograma de ações é feito de  maneira contínua ao longo do ano, buscando o atendimento em todas as edificações da UFPel.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • CAMPUS II RECEBEBE CLIMATIZAÇÃO NO AUDITÓRIO

    O auditório do pavimento térreo do Campus II recebeu a instalação de dois aparelhos tipo “split” de 60.000 BTUs, auxiliando na melhor climatização do ambiente e maior conforto dos seus usuários.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da Seção de Manutenção dos Campi Pelotas SMPel/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • ENGENHARIA MADEIREIRA RECEBE MANUTENÇÃO EM SUA COBERTURA

    O prédio da Engenharia Madeireira recebeu manutenção, com troca e reposicionamento de telhas, em sua cobertura danificada pela ação de ventos fortes.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da Seção de Manutenção dos Campi Pelotas SMPel/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • ANGLO – ENTRADA DO LADO OESTE RECEBEU NOVA ACESSIBILIDADE

    Em virtude da interdição da entrada norte, para execução da obras das escadas de emergência, o acesso ao prédio ANGLO foi deslocado para a entrada do lado oeste (paliteiro), sendo necessário a adequação desta entrada com a execução de rampa de acessibilidade bem como a demarcação de faixas de segurança, garantindo maior conforto e segurança aos usuários.

    As ações foram desenvolvidas pela equipe da Seção de manutenção dos Campi Pelotas – SMPel/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.