Início do conteúdo
    Notícias
  • SUINFRA apresenta o Sistema de Manutenção

    A Superintendência de Infraestrutura – SUINFRA apresenta o SISTEMA DE MANUTENÇÃO que irá substituir o Controle de Prestação de serviço – CPS que funcionava até 2017.

    A partir de 02 de janeiro de 2018 será utilizado apenas o SISTEMA DE MANUTENÇÃO, ferramenta integrada de gestão que terá uma interface de comunicação entre as Unidades Solicitantes e o Gestor de Manutenção.

    Apresentação: Sistema de Manutenção – Passo a Passo

    Solicitações: cobalto.ufpel.edu.br (no COBALTO acesse o menu lateral Infraestrutura)

  • Fale sobre Serviços Terceirizados

    A Pró-Reitoria de Infraestrutura disponibilizou uma ferramenta para a comunicação sobre assuntos relacionados à prestação de Serviços Terceirizados. Nesta ferramenta é possível realizar Denúncias, Reclamações, Solicitações, Informações, Sugestões e Elogios.

    Acesse o Link https://wp.ufpel.edu.br/terceirizados/fale

  • Obra no prédio da antiga AABB – TECSOL

    Concluída a obra realizada nas instalações da TECSOL, localizado no antigo prédio da AABB.

    Dentre as melhorias proporcionado pela reformas estão:

    • instalação da cobertura;
    • confecção e colocação de janelas e portas;
    • abertura de alvenaria interligando as salas;
    • nova pintura;
    • instalações elétricas;
    • instalações hidráulicas.

    As intervenções foram realizadas pela Seção de Manutenção dos Campi Pelotas (SMPel/SUINFRA) com o apoio da Unidade de Apoio à Gestão de Infraestrutura (UAGI/SUINFRA).

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Revitalizada a iluminação externa da UBS do Centro Social Urbano

    A iluminação externa do prédio da da UBS do Centro Social Urbano foi restaurada, proporcionando maior segurança ao prédio.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da manutenção dos Campi Pelotas – SMPel-SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Prédio 55 do Campus Capão do Leão com novos pisos

    As instalações do Hospital de Clínicas Veterinárias, localizada no Prédio 55 do Campus Capão do Leão, recebeu a instalação de novos pisos.

    Tal ação contribuiu para um ambiente mais limpo e organizado.

    A obra foi realizada pela equipe da Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão (SMCL/SUINFRA).

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Pintura do prédio 50 do Campus Capão do Leão

    A equipe da Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão (SMCL/SUINFRA) realizou a pintura do Prédio 50 do Campus Capão do Leão.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

     

  • 25 ANOS DA INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA CENTRAL DE TELEFONIA DIGITAL DA UFPEL E CRIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM TELEFONIA

    Em 20 de maio de 1994, completaram-se 25 anos da inauguração da Central Telefônica Digital e implantação dos serviços de manutenção em telefonia, no Campus Universitário Capão do Leão, que abrangia, à época, a maior parte da comunidade universitária.

    Em meio às alterações e ampliações ocorridas na instituição ao longo do tempo, a Unidade de Telefonia, outrora denominada Central Telefônica, mostra-se como um projeto pensado e executado de forma ordenada e sequencial para várias gerações de usuários, levando-se em conta: que o software e grande parte do hardware originais estão, ainda hoje, sendo utilizados no atual Campus Capão do Leão; que o projeto em questão permanece e estende-se como suporte à expansão permanente do sistema de telefonia da UFPel.

    Abaixo um  breve histórico da implantação da primeira central telefônica digital e inicio  dos serviços de manutenção em telefonia na UFPel:

    “Os serviços de gerenciamento e manutenção em telefonia da UFPel foram introduzidos durante o ano de 1993, na gestão do então reitor, Dr. Antônio César Gonçalves Borges, a partir de uma iniciativa do Assistente em Administração, hoje aposentado, Miguel Angelo Melo Vieira da Cunha, mentor do projeto, que estudou e concebeu o sistema baseado em uma central de telefonia que seria instalada no Campus Universitário da UFPel, hoje, Campus Capão do Leão, para atender as unidades da UFPel ali sediadas, incluindo a própria Reitoria. O objetivo principal do empreendimento era modernizar os serviços de telecomunicações da UFPel que até aquele momento operavam com equipamentos analógicos já obsoletos, cuja qualidade de transmissão e recepção eram insatisfatórias para as abrangentes necessidades da instituição. Agregada à solução dessas carências, vinha a pretensão de, em curto prazo, obter-se uma economia de recursos resultantes dessa transformação, que seria – e passou a ser – alcançada a partir do controle e utilização racional dos terminais telefônicos disponíveis e das manutenções de rede realizadas pela própria UFPel, e não, como anteriormente, pela operadora pública que acrescentava à conta telefônica os valores referentes aos frequentes serviços de manutenção que, por livre iniciativa ou por solicitação de usuários, julgava procedentes executar.

    Em 20 de maio de 1994, com a presença do então Ministro da Educação Murílio de Avellar Hingel, foi inaugurada a Central Telefônica da UFPel, com sede no pavimento térreo da Reitoria e sala de equipamentos localizada no prédio nº 8 do Campus Universitário.

    Central Telefônica Campus Capão do Leão

    A partir da instalação de um novo sistema de radiofrequência, em consonância com a operadora de telefonia pública, entrou em operação, em 12 de julho de 1995, o sistema DDR (Discagem Direta a Ramal), que interligou diretamente a central pública ao sistema telefônico da UFPel, e que transformou todos os ramais do campus da instituição em linhas telefônicas autônomas. A essas instalações foram acrescentados 60 (sessenta) entroncamentos digitais, distribuídos em 30 (trinta) troncos de entrada e 30 (trinta) troncos de saída, permitindo, na prática, que 60 (sessenta) conversações simultâneas com usuários externos passassem a ser efetuadas, sem interferência das operadoras de PABX.

    A implantação da central digital Alcatel- 4300 foi um marco para Telefonia na UFPel, pois tratava-se de um equipamento da mais alta tecnologia e que revolucionou a forma de comunicação na Universidade. Desta forma, a Unidade de Telefonia permanece se esforçando para manter um sistema de comunicação atualizado, com equipamentos da alta qualidade. Exemplo disso, foi a implantação de mais cinco centrais telefônicas, nos últimos anos, centrais estas de alta performance e alinhadas com os equipamentos da mais alta tecnologia do atual mercado de telecomunicações, permitindo a interligação de unidades remotas, seja pela comunicação direta entre as centrais ou pela implantação de ramais VoIP, o que consecutivamente culminou numa economia, em relação aos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018,  que ultrapassa a marca de meio milhão de reais poupados, onde  comparando os gastos de 2018 em relação a 2015, chega-se ao índice de 70% de redução.

  • Concluída a cobertura do prédio 33 do Campus Capão do Leão

    A cobertura do Prédio 33, no Campus Capão do Leão, foi concluída.

    A ação, em desenvolvimento pela equipe da Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão – SMCL/SUINFRA, contemplou a colocação da cobertura com telhas de fibrocimento e instalação de um sistema de escoamento pluvial, eliminando as infiltrações pluviais no interior da edificação.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Faculdade de Administração e Turismo recebe bancos e mesas

    A Faculdade de Administração e Turismo recebeu bancos e mesas de madeira para suas instalações, proporcionando um espaço de convivência e de estudos no local.

    Os móveis foram confeccionados pela equipe da manutenção dos Campi Pelotas – SMPel-SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

  • Posto Avançado de Segurança

    Equipe da manutenção dos Campi Pelotas (SMPel/SUINFRA) concluiu a reforma das novas instalações do Posto Avançado de Segurança.

    O local, situado na Rua Almirante Barroso nº 850, será a base do Núcleo de Segurança (NUSEG/SUINFRA) para o apoio ao Monitoramento Móvel, em funcionamento a partir de 1º de agosto de 2019. Serão duas motos que estarão a serviço do Setor de Monitoramento, situado nos Campi Anglo e Capão do Leão, durante 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Continua a obra na cobertura do prédio 33 do Campus Capão do Leão.

    A cobertura do Prédio 33, no Campus Capão do Leão, segue em andamento.

    A ação, em desenvolvimento pela equipe da Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão – SMCL/SUINFRA – contempla a instalação da cobertura com telhas de fibrocimento e seu sistema de escoamento pluvial, e, tem por objetivo a eliminação das infiltrações pluviais no interior da edificação~.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Prédio CLAF, no Campus Capão do Leão, recebeu intervenção em sua rede de energia elétrica.

    Prédio  CLAF, no Campus Capão do Leão, teve sua rede de alimentação elétrica substituída. A ação contemplou a substituição, por condutores de maior diâmetro, da rede de alimentação elétrica prédio, tendo em vista a ampliação de demanda gerada pela edificação. A ação foi desenvolvida pela equipe de manutenção do Campus Capão do Leão – SMCL/SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Prédio 76 do Campus Capão do Leão recebeu intervenções em sua rede de energia.

    A rede externa de energia do Prédio 76 no Campus Capão do Leão recebeu intervenções.  A ação, desenvolvida pela equipe de manutenção do Campus Capão do Leão – SMCL/SUINFRA, contemplou a troca de postes das redes de média e baixa tensão,  revitalização de iluminação externa e substituição de  240m de rede de distribuição.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Faculdade de Medicina recebe nova central e melhorias na infraestrutura de telefonia

    A Faculdade de Medicina recebeu, início de março, uma nova central telefônica trazendo novas funcionalidades para atender sua demanda. Agora todos os ramais estão habilitados para receber ligações externas diretamente, não há mais a necessidade de transferência das ligações através de uma telefonista, facilitando o processo de marcação de consultas. A central está habilitada com um circuito digital (Link E1 com 30 canais para comunicação) e com interfaces celulares para escoar as ligações destinadas para aparelhos móveis, proporcionando maior economia, onde nos dois primeiros meses de funcionamento registrou-se uma redução de 65% nas faturas telefônicas. Além disso, a infraestrutura de telefonia interna recebeu melhorias, onde redes novas foram implantadas e seus principais DGs foram totalmente remodelados, o que está resultando numa redução expressiva de solicitações de manutenção nestes ramais. Abaixo algumas fotos do ANTES e DEPOIS da manutenção realizada pela Unidade de Telefonia:

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Museu Carlos Ritter recebe novos móveis

    A equipe da manutenção dos Campi Pelotas, confeccionou novos móveis essenciais para a organização do Museu Carlos Ritter.

    As mesas, nichos, balcões, prateleiras e bancos (área infantil) proporcionaram a adequação necessária para a melhoria da exposição e conforto dos funcionários e visitantes.

     

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Museu Carlos Ritter recebe o Diorama

    A equipe da manutenção dos Campi Pelotas (SMPEL/SUINFRA), confeccionou e entregou ao  Museu Carlos Ritter o Diorama.

    Este novo móvel qualificará o museu, que passará a contar com um espaço cênico e representar realidades diversas em três dimensões.

    Esta ação que exige tempo e destreza, representa e enaltece a qualificação e profissionalismo de toda a equipe de manutenção da SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • FAEM – Sala A recebeu reforma.

    A sala A, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel passou por reforma.

    As atividades contemplaram a substituição de piso cerâmico, lixamento e aplicação de selador no piso parquet, pintura geral de paredes e esquadrias, revitalização do sistema de instalações elétricas, instalação de 02 climatizadores “Split”, fixação das cadeiras, adequações no sentido de aberturas das portas e troca de quadro.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão – SMCL/SUINFRA – e o espaço revitalizado poderá atender em torno de 180 pessoas.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

  • AABB – Sala de Aula da Turma Especial de Medicina Veterinária Recebeu Manutenção

    A sala de aula da Turma Especial de Medicina Veterinária, localizada no antigo prédio da AABB, recebeu diversas intervenções de manutenção, como: pintura, conserto do forro e troca de lâmpadas.

    A ação foi desenvolvida pela equipe da Seção de Manutenção dos Campi Pelotas – SMPel – SUINFRA.

    Este slideshow necessita de JavaScript.