Interligação das Centrais Telefônicas Concluída: Ligações Gratuitas entre Unidades da UFPel

A Unidade de Telefonia (UTEL) comunica que a interligação das centrais telefônicas (fabricante Alcatel) nas unidades da UFPel está em funcionamento. Agora, as unidades da UFPel, de diferentes locais, podem desfrutar da facilidade de efetuar ligações entre si a custo zero.

Essa realização marca um passo significativo para promover uma maior integração entre as diversas unidades da universidade. Ao discar apenas os quatro últimos números, os usuários podem realizar chamadas internas de forma simples e eficiente, sem a preocupação de custos adicionais. Essas ligações não serão tarifadas pela operadora, pois a comunicação ocorrerá por meio da infraestrutura de dados da UFPel.

A seguir, estão as unidades interligadas:

Lembrando, para efetuar uma ligação, você deve digitar os quatro últimos dígitos dos telefones situados nestas localidades. Para auxiliar na identificação, a seguir estão as faixas de numeração nas quais os telefones estão habilitados para realizar ligações entre si sem custos adicionais:

Segue um resumo das unidades que fazem parte da interligação:

UNIDADES LOCALIZADAS NOS PRÉDIOS
Unidades do ANGLO
Unidades do Capão do Leão
Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS)
Centro de Artes (CEArt)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB)
Biblioteca de Ciências Sociais
Centro de Engenharias (CEng)
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Geológica
Engenharia Madeireira
Faculdade de Odontologia
Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM)
Barragem Eclusa
Núcleo de Transporte UFPel
Depósito de Recebimento de Bens Permanentes
Depósito de Bens Fora de Uso
Unidade de Recolhimento e Desfazimento de Bens
Unidade do Arquivo (UARQ)
Unidades do Campus II
Faculdade de Direito
Serviço de Assistência Jurídica (SAJ)
Conectar Incubadora da UFPEL
TECSOL UFPel
Mercosul
Rádio Federal
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG)
Museu Carlos Ritter
Museu do Doce
Casa do Estudante
AABB
Cursos de Gestão Ambiental
Conservatório de Música
Editora UFPel
Escola Superior de Educação Física (ESEF)
Ambulatório de Cuidados Paliativos (Cuidativa)
Departamento de Medina Social (DMS) (**telefones com prefixo 3284)
Serviço Escola de Psicologia (SEP)
Telefones LANEIRA
Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (Lamina)
Posto de Saúde do Areal
Posto de Saúde Guararapes
UBS Vila Municipal

Esta ação é mais um passo da Unidade de Telefonia para aprimorar a comunicação entre as diversas unidades da UFPel, ao mesmo tempo em que promove a diminuição dos custos. Alinhada às ações de implementação de novas centrais telefônicas, instalação de dispositivos VoIP (substituindo telefones convencionais), fidelização de operadoras (as unidades não precisam digitar a operadora para ligações interurbanas), concretização de novos contratos e implantação de interfaces celulares para encaminhamento de chamadas para telefones móveis, esta iniciativa evidencia o comprometimento e a atenção da UTEL na redução das despesas relacionadas a ligações telefônicas.

Os resultados são notáveis, com economias na casa dos milhões de reais, conforme ilustrado na imagem a seguir (registro de despesas ao longo dos últimos anos).

As centrais telefônicas da FAMED e Epidemiologia não foram interligadas, uma vez que são equipamentos de fabricantes distintos, impossibilitando a sua inclusão na interligação atual. Contudo, expressamos a nossa intenção de incluí-las no futuro, conforme a disponibilidade de recursos para investimento.

Solicitamos que esta informação seja amplamente divulgada entre todas as unidades da UFPel. A Unidade de Telefonia permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. Além disso, ressaltamos que há diversas orientações disponíveis para consulta na página da UTEL (https://wp.ufpel.edu.br/suinfra/telefonia/).

Agradecemos a sua compreensão e colaboração nesta importante iniciativa para a melhoria da comunicação em nossa instituição.

Publicado em 21/09/2023, nas categorias Divulgação, Notícias, Telefonia.
Marcado com as tags telefonia, UTEL.