Telefonia da UFPel obtém redução de gastos pelo quarto ano seguido: economia já passa de 1,7 milhão de reais

Novamente a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) registrou redução nos gastos na Telefonia. Pelo quarto ano consecutivo há redução com gastos em ligações, alcançando, em 2019, uma economia de 21% em relação a 2018. Elaborando um comparativo do início deste processo até o último ano, ou seja, tomando como base o ano de 2015, a soma da economia em 2019 é de 1,757 milhão de reais, como pode-se visualizar melhor na imagem abaixo:

Na UFPel, a gestão de Telefonia Fixa é realizada pela Unidade de Telefonia (UTEL), ligada a CGM/SUINFRA/PRA, sendo responsável pelo trabalho que mantém uma análise contínua e aprofundada das faturas telefônicas, paralelamente com uma avaliação da planta de telefonia, permitindo planos de ação pontuais, como ilustrado resumidamente na imagem a seguir:

Mapeamento de tráfego telefônico em conjunto com análise da infraestrutura.

Através destas análises, mediante a um potencial de investimento limitado, é possível detectar e priorizar a troca de sistemas de telefonia em locais onde o custo é mais elevado, visando a máxima otimização do sistema telefônico. Consegue-se verificar o resultado deste processo na figura abaixo, onde mesmo com sensível aumento no número total telefones (números de ramais + número de linhas convencionais), há uma grande redução nos gastos com ligações ao longo dos últimos anos. Isto é decorrente de planejamentos para mudança gradual no sistema de telefonia em unidades da UFPel, direcionando da melhor forma os investimentos (custo com equipamentos e materiais), resultando em uma planta de telefonia otimizada, que ajuda a manter as atividades de mais de 20 mil alunos e mais 2,5 mil servidores, alocados em diversos prédios, principalmente nas cidades de Pelotas e Capão do Leão.

No último ano ampliou-se o número de equipamentos que utilizam a rede de dados para comunicação, destacando-se a instalação de Gateways VoIP, onde mais de 15 unidades da UFPel passaram a ter seu sistema de telefonia atendido através destes equipamentos. Estas atividades contam com a colaboração da Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI), ligada à PROGIC. Importante salientar, que anteriormente ao processo de implantação dos Gateways VoIP, a UTEL fez uma série de testes, trabalhando na programação destes equipamentos, possibilitando atender a demanda da UFPel.

As perspectivas futuras continuam sendo positivas. Nos primeiros meses de 2020, antes dos efeitos da pandemia nas atividades da UFPel, registrou-se uma redução de 40% em relação ao mesmo período de 2019. Há um planejamento para implantação de novos equipamentos VoIP em 2020, com potencial para gerar uma redução de 30% sobre o atual faturamento. Estas ações possuem efeito cumulativo, gerando economia para anos posteriores.

A Unidade de Telefonia tem como objetivo manter o papel fundamental do gerenciamento de telecomunicações, elaborando, acompanhando e ajustando o planejamento da infraestrutura e dos serviços de telecomunicações de acordo com as necessidades da UFPel.

Publicado em 10/06/2020, nas categorias Divulgação, Notícias, Telefonia.