PelotasMUN 2022 receberá diplomata para cerimônia de abertura e mais

Neste ano, o projeto de extensão Pelotas Model United Nations (PelotasMUN), vinculado ao Curso de Relações Internacionais e coordenado pelo Prof. Dr. William Daldegan, contará com o apoio de Consulados e empresas para a realização de sua 9° edição, que ocorrerá presencialmente nos dias 15 e 16 de outubro, em um prédio da UFPel na região central de Pelotas.

Parceiros: a construção de uma ampla rede de apoio
Às negociações para o estabelecimento das parcerias ocorrem há semanas e, até o momento, foi firmado acordo para receber apoio material de quatro consulados lotados no estado do Rio Grande do Sul, de um órgão governamental ligado ao Itamaraty e de empresas. O Consulado-Geral da Alemanha em Porto Alegre, o Consulado-Geral do Uruguai em Porto Alegre, o Consulado Honorário da Hungria em Porto Alegre, o Consulado Honorário do Equador em Porto Alegre e, o Consulado Consulado Honorário da Polônia no Rio Grande do Sul; em relação às empresas, o apoio se dará por meio do Centro de Idiomas MAB e da Aliança Francesa de Porto Alegre (AFPOA).

Segundo a organização do projeto, “o desejo de contar com apoio oficial dos países, por meio de embaixadas e consulados, não é algo novo. Infelizmente, por conta da pandemia, somente agora é que os esforços nesse sentido puderam ser retomados”, comenta um dos organizadores do projeto e envolvido nas negociações.

Processo de negociação: know how e experiência prática para os envolvidos
Antes de iniciarem as negociações, que ocorrem por meio do setor logístico do PelotasMUN, com orientação e supervisão do Secretariado da 9° edição do projeto, houve um trabalho de “planejamento, construção de folders de apresentação em três idiomas (português, espanhol e inglês) e pesquisa de potenciais apoiadores”, para garantir a efetividade dos contatos.

Em uma segunda etapa, após a divisão dos trabalhos, foi quando ocorreu efetivamente o contato. De acordo com o Secretário Administrativo do projeto, o discente de Relações Internacionais Gustavo Ferreira, “houve tanto a participação de membros do projeto como de entusiastas, alunos ligados ao curso que tinham contato e interesse nas atividades que estavam sendo realizadas”. Ele também comenta que “primeiramente, precisávamos entender o contexto que estávamos lidando, saber o que poderíamos pedir para os possíveis apoiadores, porque no caso dos países, alguns mantêm uma estrutura bem enxuta nos consulados”.

Durante as negociações, ocorreram trocas de e-mails, assinaturas de memorandos de entendimento, reuniões, ligações e, em alguns casos, até encontros presenciais para a retirada dos itens materiais de apoio, contam os envolvidos. O discente Angelo Lopes, lembra sobre o seu encontro com a Cônsul Honorária da Hungria em Porto Alegre, a Sra. Ruttkay, “foi uma experiência muito interessante conversar com a Cônsul, ela foi muito gentil, me contou sobre um conflito que teve na Hungria e lembrou a importância do que estávamos fazendo, porque não tem muitas pessoas que se interessam na história do país e, ao menos aqui no Brasil, ela disse que o idioma deles [o húngaro] está desaparecendo”.

Cerimônia de abertura
No primeiro dia do evento, sábado (15), será realizada às 8h30 uma cerimônia privada de abertura para recepção dos participantes e convidados, contando com a presença do Ministro Almir Lima Nascimento, diplomata e Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), enquanto um dos principais órgãos de pesquisa da FUNAG. Além da presença e do discurso do Ministro, para recepcionar a autoridade, foi realizado o convite institucional para presença da Reitoria, que estará representada pela Coordenadora da Coordenação de Relações Internacionais (CRINTER), a Renata Bielemann, representando o Curso de Relações Internacionais estará presente o Prof. Coordenador Charles Pennaforte.

Durante a cerimônia de abertura, a expectativa é de que ocorram discursos de envolvidos na organização do projeto, do Prof. William Daldegan, do Ministro e de outros convidados. Além dos discursos, ocorrerá também a apresentação inédita de um vídeo promovendo a participação do PelotasMUN no #MUNRefugeeChallenge, evento global promovido pelo ACNUR cujo projeto foi premiado em 2022.

Como um projeto de extensão ligado do curso de RI, todo o corpo docente vinculado diretamente ao curso foi convidado para a cerimônia de abertura, a fim de prestigiar a abertura de um dos projetos mais tradicionais do curso – cujo projeto realiza-se desde 2013 – e, como um todo, auxiliar ativamente na promoção do curso e da instituição no âmbito regional e nacional.

O evento: dois dias de imersão no sistema ONU
Durante os dois dias de evento, que contará com mais 100 envolvidos, sendo 70 participantes confirmados, enquanto delegados e jornalistas, cerca de 25 alunos de graduação envolvidos na organização do evento, o coordenador do projeto e, além destes, convidados como professores do curso, professores do Colégio São José e outros.

Após a cerimônia de abertura, com início às 8h30 do sábado (15), os presentes poderão desfrutar de um coffee break e um breve descanso, quando então, os participantes de graduação e secundaristas iniciarão as atividades com uma mock – uma simulação da simulação – e posteriormente serão realizadas as sessões de discussão.

A dinâmica ocorrerá em ambos os dias, cuja finalização se dará com uma breve cerimônia de encerramento às 17h30 do domingo (16), permitindo que estudantes de ensino médio tenham contato com um projeto de nível superior, dialogando com o objetivo da extensão universitária, enquanto os estudantes de nível superior, de diversos cursos da UFPel, poderão colocar em prática conhecimentos aprendidos a partir do eixo de ensino e do material fornecido pela organização do evento.

Publicado em 14/10/2022, na categoria Comunicados institucionais.