Início do conteúdo

INFORMAÇÕES SOBRE OS DIPLOMAS

Retirada de diplomas:

Para aqueles que se formaram até 31/12/2021 o diploma é impresso e deve ser retirado na Secretaria da Direção da Unidade Acadêmica ao qual seu curso está vinculado. Para os formados a partir de 01/01/2022 o diploma é digital.

A UFPEL aderiu ao serviço de diploma digital da RNP. O seu diploma digital pode ser acessado através do Sistema Cobalto (Menu “Aluno -> Consulta -> Diploma Digital”), você terá acesso a dois documentos: o arquivo XML do Diploma Digital e a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD.

É importante salientar que a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD não substitui o arquivo XML do Diploma Digital, em termos jurídicos. A RVDD apresenta os dados contidos no arquivo XML em uma forma mais fácil de ser compreendida. Sendo assim, se necessário apresentar uma versão física/impressa do seu Diploma, sugerimos que a Representação Visual impressa por você seja apresentada junto com o arquivo XML do Diploma Digital.

Discentes vinculados ao programa PEC-G continuarão recebendo seus documentos na autoridade consular brasileira no seu país de origem.

Preciso verificar a autenticidade de um diploma emitido pela UFPel. Como proceder?

Para diplomas de Graduação expedidos até maio de 2019 e diplomas de Pós-Graduação, veja Verificação de Autenticidade de Diploma.

Diplomas de graduação registrados de maio de 2019 até 31/12/2021 podem ser verificados através da Consulta ao registro de diplomas de graduação

A conformidade do diploma digital poderá ser verificada através da página do Ministério da Educação (https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma), mas para isso será necessário ter arquivo XML referente ao diploma e fazer o upload deste arquivo no site do MEC. Somente o egresso tem acesso ao arquivo XML do seu diploma através do sistema acadêmico. Não fornecemos nem damos acesso ao arquivo XML ou à RVDD para terceiros.

Preciso reconhecer a firma das autoridades que assinaram meu diploma. Como proceder?

A UFPel não faz o reconhecimento das firmas. A maioria das autoridades que assinam diplomas, incluindo ex-Reitores e funcionários da CRA, têm cartão de assinatura no Cartório Lorenzi ou no Cartório Zulmira, na cidade de Pelotas. Procure o cartório para maiores informações.

Perguntas e respostas sobre o diploma digital

Para maiores informações sobre o diploma digital, acesse o FAQ do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/index.php#faq

 

Publicado em 14/04/2022, na categoria Comunicados institucionais.