PelotasMUN é premiado pela ONU

Nesta sexta-feira, 01, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) promoveu uma cerimônia de premiação para o MUN Refugee Challenge 2021, ação do órgão de refugiados da ONU que contou com a participação de mais de 20.000 estudantes.

Em outubro de 2021, o PelotasMUN participou do Challenge por meio do o comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas, com a discussão do tópico A) “Apoio à inclusão social de refugiados”, em que estudantes secundaristas e universitários, de diversas regiões do país, participaram da discussão.

Recentemente, o PelotasMUN foi convidado a participar da cerimônia, sendo então agraciado hoje pela manhã como vencedor na categoria “Comunicação” pelo melhor vídeo (https://bit.ly/videopelotasmun) promovendo a participação no Challenge – o vídeo foi editado e produzido pelos próprios membros do projeto. Segundo a organização do evento, houve a participação de 319 MUNs – modelos de simulações ao estilo da ONU – ao redor do mundo.

Acompanharam a premiação os membros do projeto de extensão, contando também com a presença do Coordenador do projeto, Prof. William Daldegan, da docente do curso, Profª. Fernanda Fernandes, enquanto convidada, e do Coordenador do Curso, o Prof. Bruno Sadeck. A cerimônia contou com a participação de Joung-Ah, Chefe de Comunicações do ACNUR.

“I would just like to thank everyone and this is a great honor for we on Pelotasmun to be here and we would like to thank all the amazing job that you and the UCHNR makes worldwide helping refugees. This is a work that cannot that be forgetted. And that is it, thank you a lot!”, comentou o discente do curso e Diretor Acadêmico do projeto, Arthur Echenique Alves, em fala durante o evento logo após anunciarem os vencedores.

O PelotasMUN contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), sendo incentivado por meio de uma bolsa de extensão ao longo do ano de 2021. Dentre os mais de 300 projetos participantes, o PelotasMUN se consagrou como um dos dois projetos brasileiros premiados.

Publicado em 01/04/2022, na categoria Comunicados institucionais.