Início do conteúdo

Webinar Brics Policy Center – Moedas Digitais: Implicações para o Sistema monetário internacional

O valor dos pagamentos globais “cashless”, sem a presença do dinheiro físico, está aumentando radicalmente no mundo inteiro. Ainda que o dinheiro físico seja o meio de pagamento mais usado no mundo, as inovações tecnológicas e as novas preferências dos consumidores estão decisivamente transformando o modo no qual os consumidores pagam e administram seu dinheiro.  Nesse contexto de vibrantes transformações, as moedas digitais estão ganhando importância. Oitenta e um países, representando cerca de 90% do PIB mundial, estão explorando a emissão de moedas digitais emitida pelo seu respectivo Banco Central. Em maio de 2020, havia somente trinta e cinco países. O Facebook e seu projeto de “stablecoin”, antes conhecido como Libra e agora chamado de Diem, pode vir a ser lançado em breve. Nesse período, El Salvador adotou o Bitcoin como uma de suas moedas oficiais.

Moedas digitais são um tipo de moeda que não possui existência física e somente existem em formato digital. Essa definição abrangente compreende novos tipos de moeda que radicalmente se diferem em termos de acessibilidade, emissão, forma e tecnologia empregada. Moedas digitais podem produzir mudanças significativas na nossa economia e sociedade, e podem produzir implicações severas para o sistema monetário internacional.

O objetivo desse webinar é melhor compreender o que são moedas digitais e quais implicações elas podem vir a produzir. O evento será em Inglês com tradução simultânea. As inscrições podem ser feitas no link abaixo:

https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_HQaxuevXSmWO5vuEtxqd7g

Publicado em 19/10/2021, na categoria Eventos.