Etapas de transição para o PPC 2021

O PPC 2021 do curso de Relações Internacionais entrou em vigor no semestre de 2021/1 (semestre civil 2021/2), iniciado no mês de agosto. A turma de ingressantes de 2021 terá o novo PPC executado em sua totalidade.

O processo de transição para o novo PPC ocorrerá em quatro etapas:

Etapa 1

Migração

p/ o PPC 2021

Turmas migradas: ingressantes de 2018, 2019 e 2020.

Turmas não migradas: ingressantes de 2017 e anos anteriores. Estas turmas seguem regidas pelas regras do PPC 2010 (com ajuste na carga horária).

Etapa 2

Cadastro das Equivalências das Obrigatórias

Equivalência entre as disciplinas OBRIGATÓRIAS  cursadas no PPC 2010. Considerou-se os diferentes códigos cursados pelas turmas (Versões 2, 3 e 4 da matriz curricular).

Esta etapa foi executada de acordo com as regras de transição previstas nas p. 50 e 51 do PPC 2021. As equivalências já estão disponíveis para consulta na Integralização curricular, disponível no Cobalto.

Etapa 3

Ago-Set

Encaminhamento dos casos omissos e excepcionais às regras de transição

Os casos omissos e excepcionais às regras gerais de transição estão identificados nas  Ofertas 2021/1 (p. 03) Estes casos, referentes às turmas de 2018 e 2019, foram analisados e aprovados pelo Colegiado em reunião extraordinária, na data de 24/06/2021.

Posteriormente, o processo foi encaminhado via SEI para análise da Coordenação de Ensino e Currículo (CEC), vinculada à PRE. A dispensa foi feita por equivalência, considerando a carga horária e os códigos de disciplinas cursadas regularmente pelas turmas de 2018 e 2019 no PPC 2010. As disciplinas identificadas nos casos omissos e excepcionais já foram cadastradas como equivalentes na Integralização curricular, disponível para consulta no Cobalto.

Etapa 4

Equivalência das Optativas

As disciplinas OPTATIVAS cursadas no curso de RI, em outros Colegiados/Departamentos (na área de Ciências Humanas), ou no banco universal (na área de Ciências Humanas),  serão integralizadas mediante Formulário de Solicitação de Aproveitamento de estudos (como disciplinas optativas ou obrigatórias, dependendo do conteúdo).

Cabe ao discente escolher para qual disciplina realizará o Aproveitamento, indicando as disciplinas do PPC 2021 para dispensa.

Prazo de solicitação: de 03 a 12/11.

Alguns exemplos de Aproveitamento de estudos da Etapa 4:

Disciplina cursada PPC 2010

Disciplina PPC 2021 para Aproveitamento

(Quadro de Componentes Optativos do PPC 2021 – p.37 e 38 )

(código)* Tópicos Especiais III (conteúdo) (código) Tópicos Especiais em Economia Política ou outro Tópico especial, a depender do conteúdo cursado
 (código) Seminário em Relações Internacionais (conteúdo) (código) Tópicos Especiais em Teoria das Relações Internacionais I ou outro Tópico especial, a depender do conteúdo cursado
(código) História II (código) Tópicos Especiais em História das Relações Internacionais
(código) História da América I (Departamento de História) (código) História da América I (Departamento de História)
(código) História da América Latina (código) História da América II (Departamento de História)
(código) Política Comparada da América Latina (código) Política Comparada / (código) Tópicos Especiais em Ciência Política
(código) Meio Ambiente e Relações Internacionais (código) Tópicos Especiais em Regimes Internacionais / (código) Tópicos Especiais em Governança Global
(código) Redes de inovação social e Cooperação Internacional. (código) Tópicos Especiais em OI

* É importante informar o CÓDIGO cursado conforme registro na aba de integralização no Cobalto. Podem existir diferentes códigos para uma mesma disciplina.

Dúvidas e esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail ri@ufpel.edu.br.

Publicado em 26/07/2021, na categoria Comunicados institucionais.