Início do conteúdo

Calendário Acadêmico e Ofertas 2020/2 – ano civil 2021

O COCEPE aprovou, em dezembro de 2020, o Parecer Normativo nº 26 que regulamenta as atividades referentes ao Calendário Acadêmico 2020/2, a serem realizadas no ano civil de 2021. O Calendário está organizado em 15 semanas, a serem cursadas de modo remoto.

O Colegiado de RI se reuniu no dia 06/01 para deliberar as possibilidades de oferta de disciplinas (lista provisória de ofertas 2020/2)

 

Consulte a versão definitiva da LISTA DE OFERTAS RI 2020/2  

Cronograma da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2020/2

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

 

1) Os(as) estudantes do curso de Relações Internacionais deverão realizar a matrícula on-line (via sistema Cobalto) nas disciplinas ofertadas. As matrículas de 2020/1 que não foram executadas (cursadas), serão arquivadas pela CRA e excluídas do Cobalto.

2) Na matrícula on-line também é possível se matricular em disciplinas do banco universal, incluindo a disciplina de LIBRAS I ofertada pelo CLC.

3) Estudantes que não realizarem matrícula neste calendário deverão apresentar justificativa ao Colegiado. O formulário deve ser enviado para o e-mail ri@ufpel.edu.br. Os(as) discentes que justificarem serão matriculados(as) automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2020/2”, para fins de manutenção de vínculo ativo com a UFPel.

4) Estudantes que não realizarem matrícula neste calendário, que não justificarem ou não responderem ao contato por e-mail realizado pelo Colegiado serão desligados por abandono de curso.

5) Ressaltamos que a solicitação de matrícula é o primeiro passo para a realização da matrícula e que a simples solicitação não garante vagas nas disciplinas. Dessa forma, a partir do processamento (em 08/3), o aluno deverá consultar a solicitação de matrícula, verificando a necessidade de realizar ajustes (Correção de matrícula).

6) A correção de matrícula ocorrerá de 09/03 a 12/03, sendo que neste semestre haverá uma novidade que facilitará a comunicação entre o discentes e colegiado, a correção de matrícula poderá ser solicitada através do Sistema Acadêmico Cobalto. O acesso se dará através do menu “Aluno – Cadastro – Correção de Matrícula”. Este menu estará disponível de 09/03 a 10/03, sendo que a partir do dia 11 o colegiado analisará as solicitações de correção de matrícula, confirmando ou não os ajustes solicitados.

7) Discentes habilitados a cursar o TCC este semestre, deverão definir um(a) orientador(a) por meio do preenchimento do termo de aceite, em comum acordo com o(a) docente. Os prazos da disciplina de TCC, incluindo a entrega do Termo de aceite, serão divulgados após deliberação colegiada.

8) As atividades síncronas (ao vivo) deverão ser realizadas somente no dia da disciplina, para evitar o choque de atividades. As atividades assíncronas serão realizadas de acordo com a organização do Plano de ensino de cada docente. Para obter esclarecimentos acerca de Frequências, Avaliações e Tipos de Atividades, consulte o Parecer Normativo n° 26.

9) Estudantes de RI que desejarem cursar matrícula especial em outros Departamentos deverão solicitar diretamente, por e-mail, ao Colegiado do outro Departamento (os contatos estão disponíveis nos respectivos sites institucionais). Não será necessária a autorização do Colegiado de RI.

 

DATAS IMPORTANTES PARA A MATRÍCULA !
04 a 07/03 Período de solicitação de matrícula on-line no Cobalto.
09 a 10/03 Período de solicitação de correção de matrícula no Cobalto (nova funcionalidade)
11 e 12/03
Colegiado analisará as solicitações de correção de matrícula
15 /03 Início do semestre letivo 2020/2
16 a 17/03 Período de matrícula especial 2020/2
 26/03 Data final para estudantes justificarem a impossibilidade de cursar disciplinas em 2020/2

 

 

Publicado em 02/03/2021, na categoria Comunicados institucionais.