Livro “FAEM: um século e 35 anos” é lançado na 94ª EXPOFEIRA de Pelotas nesta quarta (7)
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem todos os anos um espaço garantido na EXPOFEIRA, um dos maiores eventos de agronegócio do Brasil, promovido pela Associação Rural de Pelotas e Sindicato Rural de Pelotas. Em um ano em que todos tiveram que se reinventar por conta do atual contexto pandêmico da COVID-19, a 94ª EXPOFEIRA acontecerá em um ambiente totalmente virtual.
Para uma vez mais marcar a presença da UFPel junto a esta comunidade pelotense, será feito o lançamento do livro “FAEM: um século e 35 anos” – em formato e-book e impresso -, dentro da programação virtual da EXPOFEIRA, no dia 07 de outubro, às 16h, pelo link www.expofeirapelotas.com.br (Auditório 3).
A obra faz parte das ações promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) em parceria com a direção da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) para as comemorações dos 135 anos da unidade mais antiga da UFPel, realizadas em 2019. O livro contou com a organização de Dirceu Agostinetto, Francisca Ferreira Michelon e Silvana de Fátima Bojanoski, e com edição de João Fernando Igansi Nunes e Isabela Almeida Nogueira.
A publicação dá sequência aos fatos descritos no livro comemorativo dos 100 anos da unidade, elaborado pelo historiador Mário Osório Magalhães e publicado em 1983. Na nova obra, além das fotografias e fatos que já haviam sido relatados por Mário Osório, também constam os depoimentos dos ex-diretores falando sobre os principais avanços da FAEM no ensino, na pesquisa, na pós-graduação e na extensão nos últimos 35 anos, seguido por depoimentos de vários representantes da comunidade acadêmica. Trata-se de uma obra que registra e celebra através de fotografias e depoimentos, tantas histórias e memórias construídas por servidores e alunos da Faculdade de Agronomia.
A produção do livro é parte das atividades realizadas na FAEM desde 2017 e que tiveram como motivação as comemorações dos seus 135 anos. Em um processo de preservação da história e da memória institucional, foi feita a identificação de objetos, documentos de fotografias dispersos pela unidade e que irão constituir posteriormente o Memorial Maria Eulália da Costa, uma homenagem à primeira mulher do país que conquistou a formação superior na área, no ano de 1915, na então Escola de Agronomia e Veterinária. Em outra ação, vários quadros de formatura e as seculares cadeiras da Escola de Agronomia e veterinária de Pelotas foram restauradas pelas professoras Andréa Bachettini e Daniele Baltz Fonseca com discentes do curso de Conservação e Restauração da UFPel.
No evento de lançamento do livro estarão virtualmente presentes o Reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, o Diretor da FAEM, Dirceu Agostinetto, a Pró-Reitora de Extensão, Francisca Ferreira Michelon, a Coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidade da PREC, Silvana Bojanoski, e a Profa. Andréa Bachettini, responsável pela identificação e ações de preservação dos acervos da FAEM. A mediação do evento será feita pela servidora da FAEM Mariane D’Avila. Serão apresentados vídeos de alguns dos professores e servidores que deram seu depoimento para a obra, falando sobre suas histórias e memórias. Também será apresentado um vídeo produzido a partir das imagens presentes na publicação.
Assim, a participação da UFPel na 94ª EXPOFEIRA será marcada por um evento virtual cheio de histórias, memórias e homenagens muito justas à mais antiga das unidades que deram origem à nossa Universidade.
Você precisa fazer login para comentar.