Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais completa um ano de atividade

Neste sábado (15), o projeto de extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC), inaugurado durante o Dia do Patrimônio de 2019, completa um ano de atividade.

O projeto, resultado de um acordo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem como tarefa a restauração das obras “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha” (1925-26), de Helios Seelinger, e “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” (1917-18), de Dakir Parreiras, ambas pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini.

As obras deveriam retornar restauradas para Piratini em setembro deste ano, durante a Semana Farroupilha, mas devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), que paralisou as atividades presenciais do projeto e de toda a UFPel, os planos foram alterados.

Para que o trabalho tenha continuidade, o acordo entre a Sedac e a UFPel será renovado ainda neste mês de agosto. A entrega das obras agora é prevista para a Semana Farroupilha de 2021.

ANTES DA PARALISAÇÃO

A professora Andréa Bachettini, coordenadora do projeto, conta que, antes da paralisação, o processo de restauração da obra de Helios Seelinger estava adiantado, faltando apenas a finalização da reintegração pictórica, a aplicação do verniz final e a restauração de sua moldura.

Na obra de Dakir Parreiras, o trabalho parou na metade. Nela, o reentelamento – processo que consiste em colar um novo tecido no verso do original – e a restauração da moldura foram concluídas, mas as etapas de limpeza química da camada pictórica, de nivelamento das lacunas, de reintegração pictórica, a aplicação do verniz final e a finalização do douramento do balcão que acompanha a sua moldura ainda estavam em andamento ou não tinham sido iniciadas.

Durante o tempo em que ficou aberto, o projeto – que funciona no Museu do Doce – recebeu a visita de centenas de pessoas, incluindo alunos das escolas de Pelotas e região, que puderam acompanhar um pouco da restauração das obras.

DURANTE A PARALISAÇÃO

Com as atividades presenciais paralisadas, o trabalho continuou on-line. Semanalmente a equipe do LACRBC realiza uma reunião por vídeo conferência para estabelecer as atividades da semana.

Neste período de paralisação, a equipe do Laboratório apresentou o projeto em eventos virtuais, produziu artigos para revistas científicas e pequenos vídeos para a divulgação nas redes sociais. Também realizou a análise estilística e formal das obras, a análise iconográfica e iconológica e uma pesquisa aprofundada sobre as pinturas e seus autores para a produção de um livro sobre o LACRBC.

Mesmo sem um data definida para o retorno das atividades presenciais na UFPel, o projeto já organiza algumas atividades para quando isso for possível. Até lá, é possível acompanhar o LACRBC pelo seu perfil no Instagram.

QUIZ DO LACRBC

No final de abril deste ano, foi lançado pela Rede de Museus da UFPel um quiz com 10 perguntas sobre o Laboratório Aberto. Aproveite o aniversário do projeto e jogue.

Publicado em 15/08/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão, LACRBC.