Início do conteúdo

Rede de Museus da UFPel participa do Dia Estadual do Patrimônio 2020

A segunda edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), já começou. E a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) não vai ficar de fora deste evento que está mobilizando instituições culturais de todo o Rio Grande do Sul.

Com o tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”, a edição deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), responsável pela COVID-19, está com suas atividades sendo realizadas de forma remota.

Com exposições virtuais e ações digitais interativas, as atividades da Rede de Museus da UFPel começam nesta sexta (14), às 18h, com a abertura da mostra “OBJETOS que APROXIMAM: Dentro de Casa”, do Museu das Coisas Banais.

Confira a programação das atividades da UFPel para o Dia do Patrimônio 2020:

– Abertura da exposição internacional “OBJETOS que APROXIMAM: Dentro de Casa”, do Museu das Coisas Banais

Quando: 14/08, às 18h

Onde: Site do Museu das Coisas Banais

Sobre:

A exposição internacional “OBJETOS que APROXIMAM: Dentro de Casa” é uma mostra virtual que tem como tema os objetos que estão em casa conosco neste momento de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e que foi pensada a partir do entendimento de que os objetos, ao aproximar, podem ser suportes afetivos em situações difíceis.

– Programa “Museus para ouvir”

Quando: A partir do dia 15/08 – em vários horários

Onde: Rádio Federal 107.9 FM

Sobre:

O “Museus para ouvir” é um conjunto de descrições dos acervos ou exposições do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Museu do Doce e Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC), em spots de 3 minutos que serão veiculados regularmente na Rádio Federal FM, a partir do dia 15 de agosto.

– Exposição virtual “Minha Máscara”

Quando: A partir do dia 15/08

Onde: Site “Tão Longe, Tão Perto”

Sobre:

A exposição “Minha Máscara” será composta por moldes de máscaras ilustradas com obras e objetos marcantes dos acervos de diferentes instituições. Com isso, as máscaras, acessórios tão importantes nos dias de hoje, se tornarão uma forma de divulgação da arte, da ciência e da cultura da nossa cidade e região.

Participam desta mostra: Museu do Doce, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), Museu Carlos Ritter, Museu da Baronesa, Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC), HISALES, Museu Histórico Farroupilha, Pinacoteca Matteo Tonietti, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) , Museu de Arqueologia e Antropologia (Muaran), Herbário Pel, Museu Afro-Brasil-Sul, Planetário UFPel, Museu Gruppelli, Museu Histórico de Morro Redondo, Memorial do Anglo, Museu do Telefone, Museu das Coisas Banais, Fototeca Memória da UFPel, Museu Diários do Isolamento (MuDI) e Universidade La Salle.

– Lançamento do diorama interativo virtual do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

Quando: 16/08, às 16h

Onde: Página do MCNCR no Facebook

Sobre:

O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter apresenta em seu hall de entrada um diorama sobre o Bioma Pampa. Nele são representados animais e plantas típicas do bioma Pampa e uma paisagem que compõe o plano de fundo da estrutura e interage com os animais taxidermizados e as plantas selecionados para a composição. Através desta atividade, que será veiculada na página do museu no Facebook, os visitantes poderão interagir e conhecer um pouco mais sobre os animais típicos da fauna silvestre do bioma Pampa.

– Exposição virtual “Percursos remotos, tradição e memória nas fábricas de doces em conserva de Pelotas-RS” do Museu do Doce

Quando: A partir do dia 17/08

Onde: Site do Museu do Doce 

Sobre:

Exposição virtual sobre as indústrias produtoras de doces em conserva, empreendimentos que surgiram no fim do século XIX e que foram sustentáculos da economia da região. Localizadas entre as zonas urbana e rural da cidade de Pelotas e de municípios próximos (que antes faziam parte de Pelotas). Muitas delas já encerram suas atividades, mas outras continuam a produzir.

Esse conjunto de organizações, que se encontram na interface entre atividade econômica, patrimônio industrial e saberes compartilhados, tem importância cultural na medida em que compõem um panorama de esforços que mantém viva ou que já colaboram historicamente com o surgimento não só de atividade econômica como das próprias tradições doceiras de Pelotas e região, tradições essas reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir dessa proposta, o visitante poderá geolocalizar todas as fábricas por meio de ferramentas disponíveis na web, tendo então informações de referência, aspectos históricos e imagéticos sobre o tema, além de fotos de peças que compõem parte do acervo do Museu do Doce da UFPel.

– Chamada para a exposição “Cartas que levam abraços”

Quando: envio das cartas – 17 a 29 de agosto; exposição – 01/09

Onde: envio – mudiufpel@gmail.com; exposição – Site do MuDI

Sobre:

A chamada e a exposição são ações promovidas pelo Museu Diários do Isolamento (MuDI), que convida a todos para participar. Para isso, basta escrever uma carta a um(a) amigo(a), familiar ou outro, contando algo sobre as suas vivências, sentimentos, ânsias, esperanças deste período de distanciamento físico. O que lhe melhor convier.

Para as cartas enviadas a única norma exigida é ter um destinatário (pode ser imaginário) e um remetente (pode ser pseudônimo). O texto pode ser descritivo, poesias, músicas, desenhos. Pode conter fotos, a critério do participante.

Os documentos recebidos terão uma curadoria dos profissionais do MuDI e irão compor a exposição “Cartas que levam abraços”. Não serão aceitos qualquer tipo de conteúdo racista, machista, homofóbico, transfóbico e de qualquer cunho preconceituoso, sexual ou violento.

Publicado em 13/08/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dia do Patrimônio, Museus.