Projeto ‘Um museu para todos’ ministra oficinas de capacitação em acessibilidade cultural para as equipes dos museus da UFPel e da Baronesa

Com as apresentações dos diagnósticos de acessibilidade encerradas, o projeto de extensão Um museu para todos: Programas de Acessibilidade” inicia uma nova etapa. Nesta terça (11), a equipe do projeto vai ministrar a primeira de uma série de oficinas de capacitação em acessibilidade cultural para os servidores dos museus que integram a iniciativa.

Participam do projeto o Museu do Doce, Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) e o Memorial do Anglo – todos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) –, e o Museu Municipal Parque da Baronesa, instituição da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult).

No total, serão realizadas sete oficinas, que abordarão diferentes temas, entre eles a descrição de imagens, o uso de linguagem simples e a acessibilidade nos museus no pós-pandemia. A escolha dos temas se deu a partir das demandas levantadas pelas equipes dos museus durante as apresentações dos relatórios dos diagnósticos de acessibilidade.

Sobre as oficinas, a professora Desirée Nobre, do curso de Terapia Ocupacional da UFPel e coordenadora do projeto, comenta que “esse tipo de capacitação é fundamental, pois possibilita a acessibilidade atitudinal nos museus, que são as atitudes das pessoas com relação à inclusão das pessoas com deficiência. Através da acessibilidade atitudinal, mesmo que os museus não tenham recursos de tecnologia assistiva, se souberem quais atitudes tomar, já conseguem incluir um público maior, inclusive pessoas com deficiência.”

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Um museu para todos: Programas de Acessibilidade”, iniciado em 2019, é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e pela Rede de Museus da  UFPel. Sua equipe é formada por estudantes voluntárias de diferentes cursos da Universidade. Seu objetivo é desenvolver Programas de Acessibilidade (conjunto de políticas institucionais voltadas à acessibilidade) nos museus que o integram.

Confira o cronograma completo das oficinas:

Data  Tema
11/08, às 10h

Conceitos importantes para acessibilidade

Recepção de públicos com deficiência

13/08, às 10h  Linguagem simples e Comunicação Alternativa
18/08, às 10h  Audiodescrição – descrição de imagens
20/08, às 10h  Design Expositivo Comunicação acessível (formatação de textos)
25/08, às 10h  Recursos virtuais para o contexto da pandemia Acessibilidade web
27/08, às 10h  Museus e acessibilidade pós-pandemia
01/09, às 10h  O que fazer sem orçamento?

Publicado em 10/08/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Acessibilidade, Extensão, Museus.