Início do conteúdo

Divulgada a programação do Seminário da Semana de Museus da UFPel 2020

Participando mais uma vez das atividades e ações da Semana Nacional de Museus, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulga a programação do Seminário da Semana de Museus da UFPel 2020, que será realizada entre 18 e 21 de maio. Neste ano, devido às restrições impostas pelas medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, o evento será realizado online, com palestras e apresentações de comunicações de trabalhos feitas por web conferência. 

O tema desta edição é “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”, que traz para discussão a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social, considerando as suas muitas possibilidades de atuação, seja na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si, especialmente no contexto das desigualdades presentes na sociedade contemporânea. 

Para receber o certificado, será necessário participar de pelo menos 75% de todas as atividades do Seminário da Semana de Museus da UFPel 2020. Os ouvintes deverão se registrar durante o evento, seguindo as orientações dos mediadores.

Para assistir as apresentações das comunicações de trabalhos, acesse https://webconf.ufpel.edu.br/b/jos-d2a-66k

Para assistir as palestras, acesse https://webconf2.ufpel.edu.br/b/sil-jxj-3yy

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DA SEMANA DE MUSEUS DA UFPEL 2020:

  • 18 de maio 

16h – Lançamento do e-book dos Anais da Semana dos Museus 2019. 

16h15 – Palestra “Museus acessíveis para promoção da igualdade, diversidade e inclusão”, com Viviane Sarraf (Pesquisadora-colaboradora do IEB-USP, fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis). 

  • 19 de maio 

9 às 12hComunicações de trabalhos

17 h – Palestra Um museu para todos – a relevância do Programa de Acessibilidade, com Desirée Nobre Salasar (Terapeuta Ocupacional, Professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel).

  • 20 de maio

9 às 12hComunicações de trabalhos

17 h – Palestra “Museus diversos para contextos adversos: reflexões sobre descolonização e a materialização das diferenças”, com Bruno Brulon Soares (Professor do curso de Museologia e da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS da UNIRIO, Presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM do Conselho Internacional de Museus – ICOM.

  • 21 de maio

9 às 12hComunicações de trabalhos

17h –  Mesa redonda Consultoria para acessibilidade em museus: o papel da pessoa com deficiência, com os consultores para acessibilidade em museus, Leandro Pereira (PPG Memória e Patrimônio/UFPel), Leonardo Dias de Oliveira (Museu Histórico Nacional) e Ednilson Sacramento (Jornalista e Consultor de Acessibilidade/ UFBA).

Publicado em 13/05/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Palestras, Semana dos Museus.