Início do conteúdo

Antônio Caringi é tema de bate-papos on-line promovidos pela PREC/UFPel

Antônio Caringi Filho

Com a proximidade do Dia das Mães, o escultor Antônio Caringi, autor da obra “Monumento às mães”, será tema de dois bate-papos do site “Tão Longe, Tão Perto”, espaço virtual criado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) com o objetivo de aproximar as pessoas neste período de isolamento social. 

Com a participação do Prof. José Francisco Alves, autor do livro “A escultura pública de Porto Alegre: história, contexto e significado”, a primeira conversa, intitulada “Antônio Caringi, o criador de símbolos”, ocorre nesta quinta (07/08), às 17h. 

Na sexta (08/05), também às 17h, acontece o segundo bate-papo, que contará com a presença de Amadeu Caringi, neto do artista, que em 2008 organizou e produziu o livro “Antônio Caringi – O Escultor dos Pampas”, buscando registrar a memória de seu avô a partir de um extenso trabalho fotográfico de seus monumentos públicos. Durante a conversa, o professor Lauer Santos, diretor do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG),  apresentará a nova coleção do Museu, a Coleção Antônio Caringi.

Para participar, acesse o site “Tão Longe, Tão Perto” (https://bit.ly/34Tty9G) no horário programado e entre na sala através do link disponível na página da Sala 6 – Conversas sobre arte e cultura durante a pandemia. A participação em ambas as conversas é gratuita. Para receber o certificado de participação, o interessado deverá informar seus dados às mediadoras da sala.

O artista

Nascido em Pelotas, Antônio Caringi Filho (1905-1981) é considerado o principal estatuário da história da arte do Rio Grande do Sul. Pelo fato de diversas de suas obras retratarem grandes figuras gaúchas, Caringi ficou conhecido como “O Escultor dos Pampas”. Uma de suas principais esculturas é a Estátua do Laçador, um dos símbolos de Porto Alegre. 

Durante sua carreira, Caringi produziu aproximadamente 128 obras entre estátuas, monumentos, medalhões, bustos e maquetes. Em 1952, foi responsável pela criação do curso de escultura da Escola de Belas Artes de Pelotas, instituição que deu origem ao atual Centro de Artes da UFPel.

Homenagem às mães

A obra “Monumento às mães”, feita em bronze, foi instalada na Praça Coronel Pedro Osório no ano de 1968, próximo a Fonte das Nereidas. Para a confecção da escultura, Caringi teve como modelo a poetisa Noemi Assumpção Osório Caringi, sua esposa.

Monumento às mães. Foto: Gustavo Mansur

Os convidados

José Francisco Alves

José Alves é bacharel em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), mestre e doutor em História, Teoria e Crítica de Arte pela UFRGS. 

É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Conselho Internacional de Museus (ICOM, sigla em inglês) e Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS, sigla em inglês). 

Além de pesquisador e autor independente, é professor de Escultura do Atelier Livre de Porto Alegre. Tem ministrado mais de uma centena de cursos, palestras e conferências no Brasil, Europa e América do Sul, e publicado dezenas de artigos em periódicos científicos e de divulgação cultural, revistas e jornais, no Brasil, EUA, França, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai e Chile. Entre 2011 e 2013 foi o primeiro Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Amadeu Caringi

Amadeu Caringi é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Iniciou sua trajetória profissional como advogado empresarial. Em 1999,  passou a atuar no mercado de marketing e publicidade de Porto Alegre.

Foi sócio-fundador da Santa Transmedia, premiada empresa de produção audiovisual que desde 2005 realiza projetos de filmes publicitários, animação e conteúdo para grandes marcas e agências do mercado nacional e internacional. 

Em 2018, desligou-se da Santa Transmedia e fundou a Plateau, uma plataforma de startups e projetos de inovação e indústria criativa. Nesse período produziu duas séries de ficção para TV, além de projetos de conteúdo e tecnologia. Atualmente cursa MBA em “Gestão de Ecossistemas de Inovação” num curso conjunto promovido pela UFRGS/PUC/UNISINOS.

Publicado em 07/05/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Antônio Caringi, Tão Longe, Tão Perto.