Início do conteúdo

Lançamento de livro sobre o patrimônio industrial da UFPel abre a atividade “Conversa com os autores”

Na última quarta-feira, dia 30 de outubro, teve início a 47ª edição da Feira do Livro de Pelotas, um dos mais tradicionais eventos da cidade. Como parte da programação da Feira, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) promove a atividade “Conversa com os autores”.

A primeira destas conversas aconteceu na manhã de hoje, 1º de novembro, no auditório do Museu do Doce, na qual foi lançado o livro “O Patrimônio Industrial da Universidade Federal de Pelotas”. A obra foi organizada pela Profa. Dra. Francisca Michelon, que durante sua fala destacou a importância da obra para toda a comunidade devido seu valor histórico e de preservação da memória da população pelotense. “Não é sobre o patrimônio da Universidade, é sobre o nosso patrimônio”, acrescentou a professora.

Em sua capa, a obra apresenta uma ilustração do Campus Porto da UFPel, popularmente conhecido como Anglo, assinada pelo arquiteto, artista plástico e professor Zeca Nogueira. Julián Sobrino Simal, professor da Universidad de Sevilla (Espanha) e especialista em História de Arquitetura Industrial e em Sistemas de Interpretação do Patrimônio Industrial, foi quem escreveu o prefácio.

O livro também conta com um texto do pelotense Andrey Rosenthal Schlee, ex-diretor de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e um dos responsáveis pelo reconhecimento da tradição doceira e do patrimônio arquitetônico de Pelotas pelo Iphan em maio de 2018. Em seu texto intitulado “O Conjunto Histórico de Pelotas como Patrimônio Nacional”, Schlee descreve como o patrimônio da cidade foi reconhecido por todo o país.

Para a obra foi realizada uma extensa pesquisa sobre os prédios que hoje pertencem a UFPel, mas que no passado foram utilizados por empresas de diferentes áreas da indústria. Os responsáveis pelo estudo foram estudantes da Universidade que participam do Projeto “Memória, identidade e patrimônio industrial adquirido pela UFPel: Memórias dos lugares de produção de Pelotas e suas possibilidades de pesquisa a partir do trabalho com as comunidades”, coordenado pela Profa. Dra. Ana María Sosa González.

Foram alvo da pesquisa:

  • O Campus Porto, que sediou de 1943 até o início da década de 1990, o frigorifico Anglo;
  • O prédio da Consulã, hoje ocupado pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade;
  • As antigas instalações da Laneira Brasileira S/A, empresa beneficiadora de lã que encerrou suas atividades em 2003.
  • O Campus Alfândega, antigo prédio da alfândega de Pelotas, localizado na zona portuária da cidade;
  • O Campus Cotada, antiga fábrica de massas e biscoitos, que hoje abriga o Centro de Engenharias (CEng) da UFPel;
  • O prédio da antiga Cervejaria Sul Rio-Grandense/Brahma, onde atualmente se encontram a Editora e Livraria UFPel e a Galeria Brahma.

O projeto gráfico do livro foi desenvolvido pela estudante de design digital, Isabela Nogueira, sob supervisão do coordenador de Arte e Inclusão da PREC/UFPel, Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes. A obra também possui textos escritos por Ana Lúcia Costa de Oliveira, Aline Montagna da Silveira, Otavio Martins Peres, Cíntia Vieira Essinger, Daniela Vieira Goularte e pelas professoras Francisca Michelon e Ana González, já citadas.

No dia 10 de novembro, domingo, às 19h, os autores vão participar de uma sessão de autógrafos em uma das tendas da Feira do Livro (Praça. Cel. Pedro Osório). Na data, um link para a versão digital da obra será disponibilizada ao público presente. Outras conversas e lançamentos de livros estão marcados para acontecer nos museus da UFPel durante evento. Confira a programação completa em wp.ufpel.edu.br/prec/programacao-conversa-dos-autores-47a-feira-do-livro-de-pelotas/

Publicado em 01/11/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Feira do Livro, Pelotas, PREC, UFPel.