MALG apresenta a exposição “Entre mundos” de Lenora Rosenfield

A partir desta quinta, 19 de setembro, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, está aberta ao público a exposição “Entre mundos” da artista porto-alegrense Lenora Rosenfield.

A exposição, que conta com a curadoria do Prof. Dr. Lauer Alves Nunes dos Santos, diretor do Museu, apresenta pinturas que revelam algumas características recorrentes nas obras da artista: a pincelada vigorosa, o diálogo com a história da pintura, a representação do corpo e da figura humana, e a exploração de técnicas diversas: acrílica sobre tela, guache sobre papel e afresco sintético sobre não tecido.

No dia 28 de setembro, durante a 13ª Primavera dos Museus, às 10h30, haverá uma visita guiada com a artista à exposição. Mais tarde, às 11h30, acontecerá o lançamento do livro “Lenora Rosenfield – Itinerários”, que apresenta a trajetória profissional e a produção artística de Lenora nos seus 50 anos de carreira. Organizado pelo diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Francisco Dalcol, o livro conta com textos de Daniela Kern, Edward J. Sullivan, Gerd Borheim, Mario Sartor e Paula Ramos.

Aproveite o Dia da Revolução Farroupilha e visite o MALG, que está localizado na Praça Sete de Julho, nº 180, no centro de Pelotas, em frente ao Mercado central. O Museu abre ao público de terça a domingo, das 10h às 19h30.

A ARTISTA

Lenora estudou pintura em Nova York, nos EUA. Formou-se em desenho na Feevale (Novo Hamburgo) e em restauro em Florença (Itália), no Istituto per l’Arte e il Restauro e no Gabinetto G. P. Vieusseux. Se tornou mestre em Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora pela Universidade de São Paulo (USP) – com estudos complementares na New York University. Em 2012, concluiu o pós-doutorado na Università degli Studi di Udine (Itália). Como restauradora, de 1989 a 2003, coordenou o Laboratório de Restauração do Instituto de Artes da UFRGS. Entre os anos de 1993 a 2017 (quando aposentou-se) foi professora de pintura na UFRGS.

Publicado em 19/09/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Exposição, MALG, PREC, Primavera dos Museus, Rede de Museus da UFPEL, UFPel.