Cerimônia de abertura do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais

No dia 15 de agosto, durante as comemorações do Dia do Patrimônio, aconteceu no Museu do Doce a cerimônia de abertura do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC).

A cerimônia contou com a presença da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araujo, da diretora do Museu Histórico Farroupilha de Piratini, Francieli Domingues, da Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Francisca Michelon, do diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sebastião Peres, da Coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidade, Silvana Bojanoski, do diretor do Museu do Doce, Roberto Heiden, e da coordenadora do projeto, a professora Andréa Bachettini.

No LACRBC serão restauradas duas obras pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha. As obras são: “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha”, de Helios Seelinger (3,80 x 5,70m), datada entre 1925-26, e “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo” (2,64 x 2,20m), de Dakir Parreiras, de 1917-18.

O Laboratório é resultado do acordo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Entre os colaboradores do projeto estão professores, estudantes e técnicos dos cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Museologia da UFPel.

O LACRBC está localizado no Museu do Doce (Praça Cel. Pedro Osório, Casarão 8) e é aberto ao público, que pode acompanhar todo processo de restauração das obras de perto.

Publicado em 20/08/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags LACRBC, Museu do Doce, PREC.