Notícias

Observatório Global de Patologias Sociais realiza seminário virtual

O seminário virtual de Patologias Sociais, a cargo do Observatório Global de Patologias Sociais, semestre 2023/2, conta com 34 estudantes de pós-graduação regularmente matriculados. São estudantes de pós-graduação das Universidades Federal de Pelotas, Católica de Temuco (Chile), Federal de Florianópolis e de Cuiabá e Estadual de Londrina. Há também duas doutorandas da Universidade Católica de Temuco (UCT, do Chile). Como nos semestres anteriores, o curso ocorre através da plataforma WebConf da UFPel, às quintas-feiras, com início às 16 horas.

O foco central da temática deste semestre está dividido em duas partes. Por um lado, as metodologias de coleta e análise de dados e, por outro, questões relacionadas a aspectos psicosociais das patologias. Nesse último caso, o autor principal é Erich Fromm e o tema de discussão é violência. 

Há diversos professores envolvidos. Da UFPel, estão atuando os professores Otávio D’Ávida, Eduardo Dickie e Noéli Boscato (PPG em Odontologia), além das professoras Patricia Weiduschadt, Siglia Hohrer Camargo e Richele Timm dos Passos (PPG em Educação). De outras instituições, participam os professores Ricardo Salas Astrain (UCT), Delamar Volpato Dutra (UFSC), Charles Feldhaus (UEL), Maria Aparecida Rezende (UFMT) e Dilnéia Rochana do Couto (UEAP, Amapá). Nesta edição, haverá convidados especiais de outras IES, como os professores Handerson Joseph (UFRGS), Domingo García-Marzá (UJI, Espanha), Maximiliano Censi (Radboud University Medical Center – Nederland) e especialista em estudos sobre violênciaa na América Latina, Dra. Francisca Salas (AgroParisTech).

As gravações das aulas permanecem na sala do Observatório ligada à WebConf da UFPel: https://webconf.ufpel.edu.br/b/jov-qp3-2jz. Além de servir como base de dados, diversas dessas gravações são utilizadas para outros trabalhos. Por isso, elas são disponibilizadas como livre acesso.

   (Fotos cedidas pelo Observatório)

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.