sábado, 27 de abril
Shadow

Lançamento do livro “Alimentação, cultura e identidade – Miradas interdisciplinares”

O livro “Alimentação, cultura e identidade – Miradas interdisciplinares”, organizado por Juliane Conceição Primon Serres e Luciana de Castro Neves Costa, é um desdobramento do projeto de internacionalização “Alimentação, Cultura e Identidade” da UFPel/Capes Print. 

Promover o diálogo entre Alimentação, Cultura e Identidade vem sendo uma das linhas do Projeto de Internacionalização da Universidade Federal de Pelotas (CapesPrint – UFPel), do qual o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural participa. Junto com pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras, buscou-se nessa obra promover o diálogo e reflexões, trazendo “miradas” para o tema, deste e do outro lado do Atlântico. 

O ato alimentar é uma necessidade biológica vital, que remete à humanidade como um todo, e que, como tal, nos une. Ao mesmo tempo, comer é um ato social e cultural, herdado e reivindicado, que remete à diversidade cultural. As diferentes formas de fazê-lo, os saberes envolvidos, os significados atribuídos e compartilhados, encontram-se estreitamente relacionados com dimensões culturais, de pertencimento e memória, mas também religiosas, econômicas, ambientais e políticas. 

Questões como segurança alimentar, a origem dos alimentos, o papel de práticas tradicionais de produção alimentar na manutenção do meio ambiente, a preocupação com a saúde, entre outros temas, passam, cada vez mais, a figurar no discurso acadêmico, político e social, e a refletir-se nas próprias escolhas alimentares. Ao mesmo tempo, diante dos processos de homogeneização de hábitos alimentares, e a crescente distância entre local de produção e consumo, crescem iniciativas de valorização da dimensão cultural das práticas alimentares, e de seu vínculo territorial, por meio de chancelas patrimoniais e do turismo.

Para conferir o e-book basta acessar o link:

https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/files/2022/12/Alimentacao-cultura-e-identidade-miradas-interdisciplinares.pdf