quinta-feira, 28 de março
Shadow

Professora da FAE realiza missão em Berlim

Entre os dias 02 e 12 de novembro, a professora Patrícia Weiduschadt, da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, realizou Missão de Trabalho na Universidade de Humboldt/Alemanha. Em Berlim, suas atividades foram tutoreadas pelo professor Marcelo Caruso. Essa é mais uma das frentes que o Observatório Global de Patologias Sociais está abrindo, consolidando a rede transdisciplinar, iniciada em 2018, quando da aprovação do Print/UFPel.

A agenda da professora Patrícia Weiduschadt centrou-se na colaboração interinstitucional, de modo especial na proposta de uma segunda edição do Glossário de Patologias Sociais. Houve também tratativas para futuros intercâmbios e, ainda, na participação no Seminário Online do Observatório.

O professor Marcelo Caruso é um pesquisador renomado na área da História Transnacional. Conforme a professora Patrícia, a viagem era esperada há algum tempo. Por isso, aproximar-se do grupo de pesquisa com o professor Caruso foi uma oportunidade extraordinária. A professora ficou impressionada com a organização dos arquivos que, hoje, a Alemanha oferece aos pesquisadores. Além do mais, as questões conceituais aparecem também como um dos aspectos “de especial importância e relevância acadêmica”. Não há dúvidas, salienta a professora Patrícia, que tudo isso é fundamental tanto para a investigação como para internacionalização da pesquisa.

 

Foto no hall da Universidade Humboldt, com a inscrição de Marx “Os filósofos se preocupam em interpretar o mundo. Mas o que importa é transformá-lo”

(Foto cedida por Patrícia Weiduschadt)