sexta-feira, 29 de março
Shadow

Observatório Global de Patologias Sociais: notícias de maio de 2021

O Observatório Global de Patologias Sociais vem trabalhando em duas frentes. Por um lado, os Seminários Avançados, em idioma estrangeiro, e, por outro, a publicação de um Glossário sobre Patologias Sociais. Além de seminários em inglês e espanhol, o Glossário também será publicado no idioma espanhol.

Para este semestre, O Seminário Social Pathologies conta com 16 alunos de pós-graduação da UFPel (pós-graduandos em Epidemiologia, Memória Social e Patrimônio Cultural, Odontologia, Saúde da Família, Educação, Enfermagem e Sociologia), juntamente com outros alunos do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Florianópolis (UFSC). Há também outros estudantes e professores que participam como ouvintes.

O programa do Seminário conta com a participação virtual dos autores dos verbetes do Glossário. O próximo encontro será na quinta, 20 de maio, com os professores Ricardo Salas Astrain (da Universidade de Temuco, Chile), que abordará o tema “Teologia/Filosofia del sufrimiento”. O segundo professor é Edward Demenchonok (Universidad Fort Valey, Estados Unidos), com dois temas: “Autoinmunidad y totalitarismo”.

Os temas apresentados até o momento foram os seguintes:

  •  08/04/2021: “Post-verdad”, com Domingo García-Marzá, da Universidad Jaume I (Espanha) e “Tortura”, com o professor Delamar Volpato Dutra, da UFSC.
  • 22/04/2021: “La educación sujeto a rendimento” foi o tema da professora Andrea Dias, da Universidade Udelar (Uruguai) e a professora Noelia Carrasco, da Universidade de Concepción (Chile) expôs sobre “Pandemia de las ciências desarrolistas”.
  • 06/05/2021: o professor uruguaio Mauricio Langon expôs sobre Intolerância Intercultural, enquanto o professor argentino Miguel Andrés Brenner falou sobre “Epidemia del neuroneoliberalismo pedagógico”.

Os próximos temas previstos serão: Dolor Social Crónico, Stalking, No resiliência, Etificación, Gerontofobia e Grupos Vulnerables.

As gravações dos seminários anteriores podem ser visualizadas através do link da sala virtual do Observatório:
https://webconf.ufpel.edu.br/b/jov-qp3-2jz

Em caso de dúvidas ou informações, o e-mail para contato do projeto é: socialpathologies.ufpel@gmail.com


Foto do seminário realizado no dia 08/04/2021