quinta-feira, 28 de março
Shadow

2019 IAPS Symposium Ageing in Place in a World of Inequalities: How to Design Healthy Cities for All

Um dos maiores eventos internacionais da área de arquitetura, psicologia e saúde com o tema Envelhecimento Global acontecerá em Pelotas, Brasil, do dia 27 ao dia 29 de novembro de 2019, das 9:00 as 18:00 horas no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas – RS, 96010-770). A cerimônia de encerramento será na Biblioteca Pública de Pelotas as 10 horas da manhã do dia 30 de novembro, com o Coral do Grupo Cantarolando do maestro Beto Lima. As palestras e eventos são todos com entrada gratuita. Também, todos são convidados para assistirem os trabalhos apresentados. O Evento faz parte das atividades de celebração dos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediará o evento com o apoio do IAPS (Internacional Association of People Environment Studies, Projeto PlaceAge, Laboratório de Estudos Comportamentais da UFPel e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel. O Simpósio também é desenvolvido pelo Centre for Healthy Cities, Aging and Citizenship Project, o qual faz parte do Programa Institucional de Internacionalização da UFPel – CAPES PRINT. Este é um evento mundial que ocorre de dois em dois anos, promovido pelas redes de pesquisa do IAPS, em diferentes países; o último foi sediado na Tanzania, África.
O envelhecimento populacional tem gerado novos desafios em como projetar melhores ambientes urbanos que apoiem e promovam o envolvimento social cotidiano e a vida urbana saudável para todos. À medida que envelhecem, as pessoas enfrentam limitações em suas capacidades físicas e cognitivas, mudanças nos arranjos de vida e perda de apoios sociais. O ambiente preferido pelos idosos é a comunidade, onde eles podem permanecer ativos, engajados, socialmente conectados e independentes. No entanto, as cidades urbanas contemporâneas podem ser “hostis” às pessoas com 60 anos ou mais, agindo como uma barreira ao acesso às oportunidades sociais, econômicas e cívicas.
Este Simpósio reconhece que simplesmente mudar a forma construída não é suficiente para criar um ambiente mais inclusivo para o envelhecimento, pois os lugares são mais do que espaços físicos. Ambientes viáveis são articulados através de um forte sentido de lugar, definido como os vínculos sociais, psicológicos e emocionais que as pessoas têm com seu ambiente. Um forte senso de lugar resulta do acesso a apoios para participação ativa, oportunidades para construir e sustentar redes sociais e assumir um papel significativo na comunidade. Em contraste, um sentimento de exclusão ou “falta de oportunidades de participação na comunidade” está associado à alienação, ao isolamento e à solidão, muitas vezes resultando em problemas diversos de saúde e bem-estar, particularmente entre os idosos vulneráveis. Socialmente, a criação de ambientes urbanos amigáveis ao envelhecimento que apoiam o sentido de lugar é parte integrante do envelhecimento bem-sucedido, garantindo que as pessoas possam continuar a contribuir positivamente na velhice, atrasando a necessidade de cuidados institucionais e reduzindo os custos de saúde e assistência social.
IMPORTANTES DATAS:
 
Palestra de Abertura: dia 27/11 às 10:00 horas no prédio do CEHUS-UFPEL. Título: AGEING AND PLANNING: A PARTICIPATORY ACTION RESEARCH PERSPECTIVE. Palestrante: Professor Dr. Ricardo Garcia Mira, Universidade de La Coruna na Espanha.
Mesa Redonda: dia 28/11 às 17:00 horas no prédio do CEHUS-UFPEL. Título: How to design better cities for all?. Professores Dr. Mark Del Aguila (Australia), Hartmut Günther (Brasilia, UNB), Isolda Günther (Brasilia, UNB).
Palestra: dia 29/11 as 17:00 horas no prédio do CEHUS-UFPEL. Título: Where will I live? And how? Implications for Healthy Cities Design. Palestrante: Professor Dr. Hartmut Günther (Brasilia, UNB).
FEIRA SUSTENTÁVEL:
 
Durante os dias 27, 28 e 29, as feiras locais Bem da Terra (dias 27 e 29/11, 11-18h) e miniFEIRA VEGANA (dia 28, 11-18h) estarão presentes no Simpósio Internacional que também abordará o consumo sustentável como necessário para um melhor envelhecimento. A iniciativa do espaço de feiras sustentáveis é da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL. A feira Bem da Terra já acontece tradicionalmente no local e oferecerá sua produção artesanal de biscoitos, pães, cucas e artesanatos. Já a proposta da nova miniFEIRA VEGANA é uma curadoria reduzida da feira Vegana de Pelotas com venda de alimentos sem origem animal, cosmética natural, utilitários em tecido pro dia a dia, plantinhas, camiseteria e brechó.
Também, durante estes dias teremos OFICINA DE GRAFITE E MOBILIÁRIO coordenada pela Professora italiana Dra. Emanuela Di Felice. Para participar da Oficina se inscrevam dia 27/11 as 9:00 horas da manhã no CEHUS-UFPEL (vagas limitadas, chegue cedo).
Os Livros ENVELHECENDO NO LUGAR e OLHARES DA FAVELA estarão disponíveis durante o Evento pelo valor de 35 reais.
A íntegra das informações do Simpósio podem ser encontradas no site: https://wp.ufpel.edu.br/placeage/