sábado, 20 de abril
Shadow

Professora Juliane Serres realiza missão de trabalho na França

Dentro da proposta institucional do Projeto CAPES PrInt/UFPel, no mês de junho de 2019, a professora Juliane Serres, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e do projeto Alimentação, Cultura e Identidade, realizou uma missão para a França, onde esteve na Universidade de Dijon, com o coordenador internacional do projeto, professor Jean-Louis Tornatore.

Da missão resultaram importantes conquistas. A primeira foi a organização da ida da professora para a Universidade de Dijon, durante os meses de janeiro a março, como professora visitante, financiada pela Região de Borgonha, com a proposta de desenvolver um desdobramento do projeto, proposta nomeada de PATERLIM (Patrimoine, territoire et identité: l’alimentation comme “actif” patrimonial). A professora será recebida pelo Laboratoire Centre Georges Chevrier.

Durante a missão também foi negociada a ida de dois alunos do Programa no próximo ano, com bolsa daquela Universidade para realização de um período de estudos no Master Culture et communication – Projects in international and european cultural engineerin Projects in international and european cultural engineerin (PIECE) dirigido pela professora Veronique Parisot.  O PPGMP também deverá receber um aluno da Instituição.

Ainda foram realizadas diversas reuniões com pesquisadores da Universidade e de instituições de Dijon e da Borgonha, como os professores Vincent Chambarlhac, do Centre George Chevrier, com o Professor Jean Vigreux, diretor da Maison de Sciences d´Homme (http://msh-dijon.u-bourgogne.fr), ambos interessados no projeto. Foram realizadas  visitas ao Quartier Libre des Lentilleres, experiência de ocupação de território em curso desde 2009, Musée Dépertementel Albert Demard em Champlitte (Haut-Saône), Cité International da Gastronomie (http://citedelagastronomie-dijon.fr)

Para o próximo ano, ainda foi organizada a vinda do professor Tornatore como visitante estrangeiro no âmbito do Projeto CAPES PrInt/UFPel.

Juliane Serres e Jean Louis Tornatore no Laboratoire Georges Chevrier – Universidade de Dijon

Universidade de Borgonha