Início do conteúdo
A Administração da Extensão e Cultura na UFPel

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) é a estrutura político-institucional da UFPel responsável pela proposição, desenvolvimento e avaliação da política de extensão e cultura da Universidade, devendo fomentar, acompanhar e avaliar as ações de extensão universitária e cultural registradas e aprovadas nos âmbitos competentes da Universidade.

A PREC tem como finalidade articular a extensão com o ensino e a pesquisa desenvolvidos na UFPel, propondo e implantando mecanismos de incentivo à produção extensionista, estimulando as ações de intercâmbio e formação de recursos humanos e promovendo o diálogo e a integração com a sociedade.

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

  • Coordenação de Extensão e Desenvolvimento Social (CEDS)

A CEDS tem por finalidade promover a articulação entre as atividades extensionistas desenvolvidas na UFPel e a comunidade externa da cidade e região, buscando estabelecer um diálogo propositivo entre Universidade e Sociedade que contribua para o desenvolvimento social e regional. Ainda, tem por objetivo estimular a proposição das ações de Extensão, a formação em Extensão e a sua integralização nos currículos dos cursos de graduação da UFPel. Além disso a coordenadoria tem um núcleo e uma seção com finalidades específicas.

    • Núcleo de Apoio a Projetos de Extensão (NAPE)

O NAPE tem por finalidade apoiar e fomentar as atividades extensionistas através da elaboração de editais internos da pró-reitoria; da administração de recursos; da execução e do pagamento de bolsistas. Bem como assessorar os coordenadores de projetos e programas contemplados com recursos e a coordenação das parcerias estabelecidas com os municípios de Pelotas e região.

      • Seção de Registro e Acompanhamento (SRA) 

A SRA tem por finalidade encaminhar e monitorar os trâmites de aprovação e acompanhamento das atividades de Extensão, assessorando os coordenadores e realizando a análise técnica de suas propostas e solicitações. É responsável pela certificação das atividades extensionistas, pelo acompanhamento do desenvolvimento e manutenção do sistema de registro e pela emissão de relatórios gerenciais.

  • Coordenação de Articulação, Integração e Fomento da Extensão (CAIFE)

Órgão ao qual cumpre aproximar a comunidade universitária extensionista, norteada pela ótica interdisciplinar e transdisciplinar, com a comunidade externa à Universidade,
por meio de ações vinculadas a programas e projetos que trabalhem em temas de interesse público, visando o desenvolvimento social regional.

    • Núcleo de Apoio e Fomento à Extensão (NAFE)

Este núcleo tem como principal função o estabelecimento de parcerias entre pessoas e projetos da Universidade com as demandas das comunidades acadêmica e externa. Sua vocação é fazer a transdução do cenário social e regional ao capital intangível existente da inteligência da Universidade.

      • Seção de Execução da Extensão (SEE)

Seção responsável por operacionalizar compras e contratações públicas que operacionalizam a extensão universitária, com ênfase em projetos e programas estratégicos à Universidade e ao processo de curricularização da extensão.

  • Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio (CACP)

É órgão que tem por objetivo incentivar, apoiar e fomentar ações, especialmente aquelas relacionadas a programas e projetos desenvolvidos na UFPel e com ênfase na extensão universitária, que: a) promovam práticas e produções artísticas; b) valorizem, divulguem e compartilhem referências e diversidades culturais; e c) preservem, divulguem e democratizem o acesso aos patrimônios materiais e imateriais.

Para além do gerenciamento de meios e da promoção dos conhecimentos gerados pelas práticas extensionistas, esta coordenação busca incentivar, efetivar e manter conexão e parcerias, nos campos da Arte, da Cultura e do Patrimônio, com projetos e programas de outras instituições e formas de representação da sociedade civil organizada.

    • Núcleo de Difusão Cultural (NDC)

Na esteira do que acontece em várias Universidades, este setor é o responsável por articular o desenvolvimento de projetos e ações da Universidade com a comunicação com a sociedade. Nele estão inseridos a Rádio Federal FM e a futura TV UFPel, com a potencialidade de ofertar espaço à divulgação e debate de matérias relativas a projetos acadêmicos.

      • Seção de divulgação da Extensão (SDE)

Seção responsável por atuar no planejamento, organização e avaliação da divulgação das ações de extensão da UFPel, além da gestão da Revista Expressa Extensão, mantendo a interlocução universitária com a sociedade.