Projeto Ruas de Lazer consolidou-se em 2022 como um espaço de interação com a comunidade Pelotense

No ano de 2022, uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura Municipal de Pelotas, capitaneada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, foi realizado o projeto de extensão Ruas de Lazer Pelotas.

Foram sete edições do evento, sendo seis na Av. Juscelino K. De Oliveira e uma na praça da Alfândega, com grande participação da comunidade local e envolvimento de projetos extensionistas da UFPel, assim como ações e projetos da prefeitura da cidade. O objetivo do projeto foi oportunizar e democratizar espaços públicos, de forma a tornarem-se um espaço de lazer para a população local, através do fechamento da rua para trânsito de carros e motocicletas.

Ao longo do ano, o Ruas de Lazer contou com a participação de projetos esportivos da ESEF como: o Basquete UFPel comunitário, o Tênis de Mesa, Handebol e Rugby UFPel; com os projetos Barraca da Saúde (Faculdade de Enfermagem); Carinho (ESEF); Mais Juntas (Centro de Engenharias); Curiosamente e Liga Acadêmica de Fisiologia Médica (Instituto de Biologia); Núcleo de Teatro (Centro de Artes); Museologando (Instituto de Ciências Humanas) e Equipe da Coorte do Centro de Epidemiologia e, além da participação dos grupos PETs da Educação Física e Odontologia e Cursos de Música e Dança.

Além dos projetos e ações sob o comando da UFPel, os eventos do Ruas de Lazer também contaram com diversos projetos e ações da prefeitura de Pelotas, como a escolinha de trânsito, shows culturais e o projeto Vida Ativa, com aulas de ritmo e brinquedos infláveis, aulas de Capoeira, Taekwondo e Judô ao ar livre. Outras atividades de parceiros também são atrações com shows musicais, aulas de pilates, grafiti, kangoo jump, prática de Hockey, Van Sest Senat, BikePel, feira autônoma de artesanato e de gastronomia e muito mais.

Estima-se que mais de 10.000 pessoas estiveram nos eventos do projeto Ruas de Lazer no ano de 2022. Diante da eminente participação da comunidade local e envolvimento dos órgãos públicos, acredita-se que o projeto possua um forte potencial para seguir nos anos seguintes, com a realização de ainda mais eventos por ano, com a ampliação dos eventos também em regiões periféricas da cidade e a continuidade da missão em oportunizar lazer através do projeto para a cidade de Pelotas como um todo.

Publicado em 02/01/2023, nas categorias Destaques, Notícias.