CONEXÃO, EXTENSÃO E SUPERAÇÃO

Está disponível, no Repositório Institucional da UFPel, o livro “Conexões para um tempo suspenso: Extensão universitária na pandemia”.

Os capítulos são oriundos das submissões apresentadas no Edital 05/2020, decorrente da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Editora da UFPel. O livro reúne 40 capítulos, escritos por 190 autores e enviados a mais de 80 avaliadores convidados. Todos os textos são decorrentes de resultados das ações extensionistas desenvolvidas no período de março a julho de 2020, na Universidade Federal de Pelotas e relacionadas ao tema que se insere em um dos maiores desafios mundiais da atualidade, a pandemia de Covid-19. Portanto, o livro é um documento que relata como ações foram propostas ou adaptadas aos meios disponíveis para operar, através da extensão, questões próprias do momento ou manter projetos ativos empregando os recursos possíveis.

A palavra conexão foi empregada para definir o foco do livro, qual seja, a virtualidade substituta da presença física decorrente da necessidade de manter ativos os grupos, as equipes, o trabalho compartilhado e a aproximação em um tempo no qual, em decorrência do isolamento social, vários elos, de diferentes ordens, foram ameaçados. Assim, os grupos de extensionistas buscaram soluções alternativas em um movimento de superação da improbabilidade.

Dessa maneira, além do óbvio cumprimento de meta que se estabelece na publicação, o livro contempla a perspectiva de vir a ser uma fonte para que o futuro possa saber o que aqueles que atuaram em extensão no ano da pandemia viveram e de que forma isso ocorreu.

Acesse o livro clicando aqui.

Publicado em 05/01/2021, nas categorias Destaques, Notícias.