Início do conteúdo

Primavera dos Museus 2020

Devido à pandemia do novo coronavírus, museus de todo o país e do mundo precisaram fechar suas portas. Para não se distanciar do público, muitas instituições museológicas se adaptaram ao mundo digital. Foi pensando nesta mudança que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu o tema da 14ª Primavera dos Museus: “Mundo Digital: Museus em transformação”. Neste ano, o evento será realizado on-line, entre 21 e 27 de setembro, com participação da Rede de Museus da UFPel garantida.

A programação da Rede começa no dia 21, com uma nova edição do programa “Museus para ouvir”, que vai ao ar na Rádio Federal até 27 de setembro, e com a abertura de duas exposições virtuais: “Cartas Que Levam Abraços”, do Museu Diários do Isolamento (MuDI), e “Patrimônio Cultural Quilombola”, do Museu da Colônia Francesa.

No dia 22, inicia-se a exposição “Acervos que contam histórias!”, do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). O dia 24 será o mais movimentado da programação, com a realização de uma série de lançamentos e com o início do seminário sobre as experiências digitais dos museus e projetos da Rede.

No dia 26, ocorre a Mesa Redonda “Museu do físico ao digital: quais os melhores meio de comunicação com o público em época de pandemia?”, do Museu Etnográfico da Colônia Maciel.

A participação nas atividades é gratuita e aberta a todos.

Acesse a programação completa

Publicado em 21/09/2020, nas categorias Destaques, Notícias.