Início do conteúdo

Museu Carlos Ritter abre exposição sobre a Cervejaria C. Ritter & Irmão no dia 13

O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter convida a todos para a abertura da exposição “Além do naturalista: O legado de Carlos Ritter para a Indústria Cervejeira”, que acontece no próximo dia 13, sexta-feira, às 18h, na sede do museu, localizada na Praça Cel. Pedro Osório, 1 – Centro, Pelotas. A entrada é gratuita.

A exposição contará a história da Cervejaria C. Ritter & Irmão, fundada por Carlos e Friedrich Ritter. Serão exibidos garrafas, rótulos e anúncios relacionados a cervejaria. Além disso, será apresentado o processo de produção da cerveja com plantas e insumos com foco na parte biológica.

 

A CERVEJARIA C. RITTER E IRMÃO

Carlos Ritter, além de ser um naturalista autodidata e criador do acervo que deu origem ao museu, era um empresário bem-sucedido do ramo de bebidas. Na segunda metade do século 19, ao lado do seu primo-irmão Friedrich, fundou em Pelotas a Cervejaria C. Ritter & Irmão, que se instalou inicialmente na Rua 24 de outubro (hoje Tiradentes) e, mais tarde, na atual Praça Cipriano Barcellos, junto à ponte do antigo Arroio Santa Bárbara.

Em 1924, dois anos antes da morte de Carlos, a Cervejaria Ritter se unia a outras duas: a Cervejaria Bopp e a Sassen, ambas de Porto Alegre. Juntas, elas deram origem a Cervejaria Continental, com sede na capital gaúcha.

No ano de 1946, a Cervejaria Continental – maior empresa do ramo cervejeiro do Rio Grande do Sul na época – foi adquirida pela Brahma, companhia da cidade do Rio de Janeiro.

Publicado em 05/03/2020, na categoria Notícias.