Início do conteúdo

Publicado pela UFPel, e-book sobre programas de acessibilidade para museus circula amplamente pelo país

Após passar a compor a lista de referências bibliográficas no Sistema Estadual de Museus do Estado do Rio Grande do Sul em maio de 2019, o e-book “Um museu para todos: Manual para programas de acessibilidade”, publicado pela Editora UFPel, já está presente em bibliotecas virtuais de outros estados e cidades do país.

A Biblioteca digital de Santo André, cidade do ABC paulista, é uma das que disponibilizam a publicação para download.

Inicialmente pensado para o uso interno da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o e-book, de autoria da professora Desirée Nobre, passou a ser referência para equipes país afora. Destaca-se a utilização pelo Museu Histórico Nacional, um dos principais museus do Brasil, que em seus eventos para discutir e elaborar o seu Programa de Acessibilidade utiliza-o, juntamente com a publicação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), para subsidiar suas discussões.

O manual é um documento introdutório sobre Programas de Acessibilidade para museus, mas devido à sua estrutura, que possibilita uma leitura de fácil compreensão, pode ser usado nos mais diversos contextos de inclusão da pessoa com deficiência. Desde sua publicação online, quase 1400 downloads do e-book foram realizados. O manual pode ser encontrado em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4390

Uso da manual pela UFPel

Atualmente, a Rede de Museus da UFPel desenvolve um projeto de extensão homônimo que busca desenvolver programas de acessibilidade para seus três museus da Universidade, para o Memorial do Anglo e o Museu da Baronesa. O projeto, já em andamento, realizou o diagnóstico de acessibilidade das instituições e prevê ações até o final de 2020.

O e-book “Um museu para todos: Manual para programas de acessibilidade” é uma das ações que compõem o Plano de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da UFPel.

Publicado em 27/02/2020, nas categorias Destaques, Notícias.