Início do conteúdo

Campanha “Você no Museu”: relato da dona Ritta – um século de história

A campanha “Você no Museu” começa apenas na próxima semana (de 23 a 29 de setembro), mas recebemos uma mensagem muito especial que queremos compartilhar com vocês!

Há alguns dias, recebemos um e-mail enviado por Maria Teresa Cunha, cuidadora de Ritta Alcina Requião Fontoura. Dona Ritta nasceu em Pelotas, mas conheceu o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter somente no último dia 29, aos 99 anos de idade, e se encantou.

Maria Teresa conta que Dona Ritta, durante sua visita, não deixou de fazer perguntas aos guias. Ao andar pelas exposições, pedia para pararem sua cadeira de rodas em frente às vitrines para que pudesse contemplar melhor cada item exposto. Indo embora do museu, Dona Ritta disse à sua cuidadora que aquele dia foi um dos melhores dos seus 99 anos de vida.

No e-mail, Dona Ritta deixou seu depoimento sobre a visita ao Museu Carlos Ritter:
Meu nome é Ritta Alcina Requião Fontoura. Tenho 99 anos. Muito moça sai de Pelotas para trabalhar no Tribunal de Contas da União, em várias cidades brasileiras. Voltei para Pelotas com mais de 90 anos, para ficar perto de minha família. No último dia 29 de agosto, vim conhecer o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Não sabia que existia um lugar assim em minha cidade. Fiquei encantada com as coleções, especialmente de borboletas e insetos que vivem em nossa região. Foi uma verdadeira aula de biologia. Só posso agradecer a todos que se dedicaram e se dedicam a manter o Museu, que faz parte importante da história de Pelotas.

Hoje, dia 17 de setembro, a Dona Ritta completa um século de vida 🎂. Em razão de seu aniversário, decidimos abrir uma exceção e publicar antes da hora sua foto e depoimento. Nós da Rede de Museus da UFPel desejamos tudo o que há de bom para essa senhora que acalentou nossos corações com seu depoimento! Uma declaração que nos motiva a continuar trabalhando pelos nossos museus.

Publicado em 17/09/2019, na categoria Notícias.