Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais recebe obras que serão restauradas

O Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais recebeu as obras que serão restauradas através do Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre a Universidade Federal de Pelotas – UFPel e a Secretária da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

As duas pinturas de grandes dimensões e suas molduras: Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha, de autoria de Hélios Seelinger, com dimensões: 3.80 x 5.70cm e Fuga da Anita Garibaldi a cavalo, de autoria de Darkir Parreiras, com dimensões: 2.64 x 2.20cm, pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini, chegaram de Porto Alegre ao Museu do Doce nesta quarta-feira, para serem restauradas através do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Instituto de Ciências Humanas da UFPel.

O Acordo de Cooperação técnico-científica assinado pela UFPel e pelo Governo do Estado, através da Secretária da Cultura, prevê a abertura do laboratório ao público, que poderá acompanhar o processo de restauração in loco. O laboratório está sendo implementado no Museu do Doce e tem abertura prevista durante as comemorações do Dia do Patrimônio, em Pelotas, no dia 16 de agosto de 2019, às 10h.

A Secretaria Estadual da Cultura ficou a cargo do transporte das obras de grandes dimensões, de equipamentos e materiais, recebendo o apoio cultural da transportadora Primavera e da Data Engenharia.

A UFPel, através desse acordo de cooperação, oportuniza aos alunos envolvidos no projeto a experiência prática da sua futura atividade profissional e contribui com a preservação destas importantes obras que narram parte da história do Rio Grande do Sul.

A partir do dia 16 de agosto de 2019, no Museu do Doce, do Instituto de Ciências Humanas, o Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais estará recebendo o público para acompanhar o processo de restauração dessas importantes obras de arte.

Entrega das Obras. Foto - Andréa Bachettini, 2019.
Deslocamento das molduras para Reserva Técnica do Museu do Doce. Foto - Andréa Bachettini, 2019.
Molduras das obras já na Reserva Técnica do Museu do Doce. Foto - Andréa Bachettini, 2019.
Pinturas na Sala de Música do Museu do Doce. Foto - Andréa Bachettini, 2019.

Equipe do Projeto:

Coordenação do Projeto:
ANDREA LACERDA BACHETTINI – Coordenadora
FRANCISCA FERREIRA MICHELON – Coordenadora Adjunta

Docentes Colaboradores:
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES – PREC
FELIPE FEHLBERG HERRMANN – PREC
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI – PREC
DANIELE BALTZ DA FONSECA – Conservação e Restauração de Bens Culturais- ICH
LUIZA FABIANA NEITZKE DE CARVALHO – Conservação e Restauração de Bens Culturais – ICH
ROBERTO HEIDEN – Conservação e Restauração de Bens Culturais – ICH

Apoio Cultural:
Transportadora Primavera
Data Engenharia

Publicado em 24/07/2019, na categoria Notícias.