Semana dos Museus 2019

Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições. Este foi o tema proposto pelo ICOM (International Council of Museums) e adotado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) para comemorar o Dia Internacional dos Museus em 2019.

Inspirada pelo tema, a Rede de Museus da UFPel promoveu vários eventos para divulgar e discutir os museus e os processos museológicos existentes na universidade. Ao longo da semana as atividades foram intensas e integradoras. Tiveram exposições, inaugurações, apresentações de trabalhos e visitas aos museus e acervos da UFPel. Teve atividade multisensorial e a participação dos músicos do Clube do Choro, de crianças, de professores e seus alunos das escolas da cidade, dos alunos universitários, professores e servidores da universidade. Vieram os representantes dos pequenos museus das cidades próximas de Pelotas para um primeiro seminário. Teve lançamento de livros e e-books. Para encerrar teve o já tradicional Tour dos Museus da Serra dos Tapes, com visita aos museus e almoço no Restaurante da família Gruppeli. A equipe do Planetário fechou a Semana dos Museus 2019 com a observação do céu em Morro Redondo.

Publicado em 07/06/2019, em Destaques, Notícias.