Início do conteúdo

UFPel no 36° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS

Este ano o Seminário de Extensão Universitária Região Sul – SEURS aconteceu em Porto Alegre, sob a organização da UFRGS. O tema da extensão como ação transformadora foi intensamente debatida pelas 28 delegações. De acordo com as notícias divulgadas pela organização do 36º SEURS, participaram 1200 pessoas, com um total de 41 oficinas, 22 minicursos e 340 tertúlias.

Durante o evento, já no primeiro dia, houve a reunião da Regional Sul do FORPROEX, que reuniu 20 Pró-Reitores de Extensão das universidades estaduais, federais e dos institutos federais dos três estados (RS, SC, PR). Nessa reunião já se definiu o local do próximo SEURS, a ser organizado pela UFSC, em SC. Um dos temas fundamentais foi a Minuta de Resolução que estabelece as diretrizes para Extensão do Sistema Federal de Educação nas IFEs brasileiras. A minuta será apresentada na Audiência Pública sobre as Diretrizes ou Referenciais regulatórios para a política de extensão na educação superior brasileira, a ser realizada no dia 17 de setembro na sede do CNE, em Brasília.

Como parte da programação, na quarta-feira os TAs da PREC estiveram presentes no Encontro dos Técnicos. Nesta reunião, que contou com a representação de um grande número de TAs das instituições federais da região sul, foram discutidas questões referentes ao papel e representatividades dos técnicos administrativos nos projetos e atividades relacionadas à extensão universitárias.

Ao longo da semana de 27 a 31 de agosto, alunos e professores da UFPel apresentaram seus trabalhos sobre as ações realizadas em seus projetos de extensão. Também foi ministrado um minicurso (Acessibilidade Cultural: mediação acessível em museus) e duas oficinas (Primeiros socorros sobre parada cardiorrespiratória, asfixia, desmaio e crise convulsiva e Preparo de detergente de coco em uma oficina de química no cotidiano).

Para a Mostra Interativa de Extensão, foram levados materiais ilustrativos das atividades de extensão realizadas na UFPel, como publicações, cartazes, folders e materiais audiovisuais. Os esquemas e áudio descrições usados nos projetos de acessibilidade em museus, que foi tema do minicurso, também ficaram disponíveis neste espaço.

previous arrow
next arrow
Alunos, professores, técnicos e bolsistas da delegação da UFPel.
Slider
Publicado em 11/09/2018, em Notícias.