Seminário sobre estudos interdisciplinares em Patrimônio Jesuítico-Guarani
Iniciou hoje pela manhã, no auditório do Museu do Doce, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, o Seminário sobre estudos interdisciplinares em Patrimônio Jesuítico-Guarani.
O evento é fruto de colaborações entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Técnica de Munique (TUM, Alemanha), no âmbito de estudos da Ciência da Conservação em bens culturais Jesuítico-Guarani.
O evento tem como objetivo discutir estudos inter e transdisciplinares desenvolvidos no tema de patrimônio Jesuítico-Guarani, com a aplicação das ciências em questões artísticas, históricas, sociais, museológicas, patrimoniais e de conservação-restauração.
O Seminário reúne estudantes, pesquisadores e profissionais em museologia, arqueologia, história, antropologia, conservação-restauração, ciência da conservação, ciência do patrimônio e áreas correlatas para compartilharem e discutirem resultados obtidos e metodologias utilizadas em suas pesquisas, para discutirem e mostrarem possibilidades da aplicação das ciências duras na elucidação de questões patrimoniais, para promoverem discussões interdisciplinares e para dialogarem sobre possíveis futuras cooperações.
A palestra de abertura Missões Jesuíticas platinas: Interdisciplinaridade nas pesquisas históricas e arqueológicas será ministrada pelo Prof. Dr. Arno Kern.
Data: de 8 a 9 de agosto de 2018
Local: auditório do Museu do Doce, Praça Cel Pedro Osório, 8.
Acesso a programação: https://patrijesuiticoguarani.weebly.com/