Oficina Panorama do financiamento à produção cultural no Brasil

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura convida a todos para participar da oficina Panorama do financiamento à produção cultural no Brasil, que será realizada dia 26/07, das 14h às 17h, no auditório da reitoria – Campus Anglo, 4º andar. As inscrições podem ser realizadas preenchendo o formulário, ao final desta página, até o dia 24/07.

Requisito para a inscrição: ser servidor ou aluno matriculado na UFPel.

Número de vagas: 20 (05 para docentes, 05 para Técnicos Administrativos, 05 para alunos e 05 vagas destinadas a representantes do Fórum Social de Extensão da UFPel, por esse indicados).

Preenchimento das vagas: por ordem de inscrição em cada categoria. Serão inscritos até quinze suplentes,  que poderão ser chamados após a confirmação da inscrição, por ordem de inscrição.

Objetivo geral:

Apresentar os mecanismos de financiamento à produção cultural no Brasil, promovendo sua apropriação por parte dos participantes.

Específicos

• discorrer sobre os tipos de financiamento, suas características, similitudes e diferenças
  • demonstrar como a política pública interfere no fomento
  • apresentar uma gama diversificada de editais públicos e privados disponíveis
  • expor formas de abordagem e interpretação dos mecanismos de financiamento apresentados

Sobre o Ministrante

Gabriel Medeiros Chati – É professor efetivo no Curso de Produção e Política Cultural da Unipampa desde 2013, e da FURB no ano de 2012. Atua com pesquisa, avaliação e análise de políticas culturais, elaboração de projetos culturais e financiamento e economia da cultura.

É Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2008) e Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille (2012) com a dissertação “O processo de implementação do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC”.

Está cursando o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPEL), com a tese “Descontinuidades e permanências na política pública de cultura: uma comparação dos governos FHC e Lula”.

Possui diversoscursos de curta duração, em modalidade EAD e Presenciais nas áreas de Política e Gestão Cultural, Projetos Culturais (FGV), Fundamentos de Gestão de Projetos (ESAF), Direitos Autorais (ENAP).

Sua Experiência Profissional como Gestor iniciou nos anos de2007 e 2008, quando ocupou o cargo de Subsecretário de Cultura do município de Valença/RJ. Na condição de Conselheiro de Política Cultural, atuou enquanto representante civil eleito nos Conselhos municipais de Joinville/SC (nas áreas de Formação em Cultura, 2010-12, e Patrimônio Cultural Material, 2012-2014), e de Jaguarão/RS (na área de Produção Cultural), tendo exercido a presidência deste último por cerca de 14 meses).

Como Produtor e Consultor atua desde 2006 na área cultural agenciando grupos musicais nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Ainda na graduação, particiou da organização de eventos de porte internacional promovidos pela UFF a partir de seu Centro de Artes (2006 a 2007). Integrou a equipe de organização das Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Panamericanos Rio 2007. Aprovou projetos em editais de seleção nas áreas de Patrimônio Cultural (2009), Ações Afirmativas em Cultura (2013) e Formação em Cultura. Foi Analista Técnico na Elaboração do

Plano Municipal de Cultura de Joinville/SC, pela FAPEX/UFBA (2012).

Como Avaliador e Parecerista de projetos culturais, é credenciado para a avaliação e emissão de parecer técnico de projetos pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) desde o início dos editais de credenciamento. Habilitado em 2011, 2014, e 2017, trabalhou em diversos editais entre 2011 e 2015. Integrou banca de seleção à convite da Fundação Cultural de Criciúma/SC em duas ocasiões, 2013 e 2015. Tem como Áreas de avaliação mais frequentes: Gestão, Pesquisa, Difusão e Capacitação nas Áreas artísticas e/ou culturais e Patrimônio Histórico e Artístico material e imaterial.

Obs.: vagas para discentes esgotadas.

Publicado em 11/07/2017, na categoria Notícias.