Início do conteúdo

A Arte como estímulo para uma alimentação mais saudável

Um tradicional local de comercialização de alimentos na cidade, o Mercado Central de Pelotas, que tem acolhido também apresentações das mais diversas expressões culturais, recebeu neste sábado (21) uma atividade que uniu duas coisas essencias para o ser humano, comida e arte.

DSC_5818O projeto AlimentArte, inserido na programação da I Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel, ocupou dois saguões do Mercado com exposição de arte e mostra de alimentos naturais, não industrializados, fornecidos pelas próprias bancas do local. Tudo para mostrar o que uma alimentação feita com produtos orgânicos pode fazer de bem para a saúde.
Em um dos ambientes, alunos da disciplina de Produção Cultural do curso de Artes Visuais expuseram trabalhos feitos com alimentos e muita criatividade. Já imaginou uma poesia feita com cascas de fruta, ou uma Coca-Cola laranja, ou a receita perfeita para fazer a Torta do Amor? Estava tudo lá. Mostrado e explicado pelos estudantes. Para dar ainda mais recheio a tudo isso, à tarde, a professora Neiva Bohns, da disciplina de Arte Contemporânea, conversou com o público sobre os trabalhos e as propostas deste tipo de fazer artístico.

DSC_6191No outro lado, especialistas em alimentação e agroindústria conversavam com as pessoas sobre as diferenças entre produtos naturais, que não usam químicos ou agrotóxicos, e alimentos industrializados, e alertavam sobre os riscos de uma alimentação baseada no segundo grupo. Unindo os dois campos, comida e arte, foi feita uma oficina com pigmentos obtidos a partir de alimentos. “Usamos a arte como atração para ajudar a difundir uma alimentação melhor para todos”, disseram os organizadores do projeto. A ideia é repetir o trabalho, que foi realizado pela manhã e tarde, em novas edições ainda a serem definidas.

Publicado em 21/11/2015, na categoria Notícias.