Núcleo de Teatro faz intervenção urbana no RU do Centro

IMG_2649“Eu posso?”. Era assim que começava a abordagem de três alunos do curso de Teatro que participaram de uma intervenção urbana no Restaurante Universitário (RU) do Centro nesta quarta-feira (18). O grupo, orientado pelo professor Daniel Furtado, dava seguimento à frase pedindo permissão ao interlocutor para um abraço, um olhar mais demorado, um toque. A proposta buscava instigar para a reflexão em relação aos espaços público, privado, e às diversas interferências que se travam ao longo do cotidiano, com permissão ou não.

IMG_2667Para quem passou pelo RU naquele almoço, uma surpresa. Para os estudantes do Núcleo de Teatro da UFPel, um passo a mais na aprendizagem da disponibilidade da entrega para abordar alguém. “Essa ação não é comum. E ter um contato com alguém que não está oferecendo nada ‘útil’ às vezes surpreende as pessoas”, avaliou Rafael Bueno, um dos artistas.

IMG_2663Para o professor, a intervenção era “um gesto de delicadeza”. “Muitas coisas acontecem sem a nossa permissão. Somos invadidos em nosso espaço muitas vezes e nem nos damos conta disso. É possível transformar esse cotidiano? Como fazer uma sensibilização diferente, para que as pessoas se sintam acolhidas?”, questiona o professor.

A ação era parte integrante da programação da Bienal Internacional de Arte e Cidadania da UFPel. O Núcleo de Teatro da UFPel terá outra intervenção urbana neste sábado (21), às 16h, no Largo do Mercado Público. Na ocasião, eles apresentarão “Mordaça”.

Publicado em 19/11/2015, na categoria Notícias.