Início do conteúdo

Ponto a Punto se apresenta na abertura da Bienal

ponto_a_puntoEra perto das 20h quando cinco músicos subiram no palco do Centro Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De cinco países diferentes, os artistas estão participando de uma residência artística na cidade dentro do projeto chamado Ponto a Punto. Victoria Saavedra, cantora colombiana, Nico Reyes, guitarrista chileno, Carlos Carty, flautista peruano, Pato Smink, percussionista, produtor musical e DJ argentino, além de Juan Prada, pianista, maestro e arranjador cubano-uruguaio estão em Pelotas até o dia 22 (domingo) trocando experiências, ideias sobre música e tocando com músicos da cidade.
“O Projeto Ponto a Punto tem a proposta de integração de latinidades”, resume Duda Keiber, da 222 Produtora, responsável pela direção artística e co-produção da iniciativa. Através de uma ação da UFPel e do Ministério da Cultura, o Ponto a Punto pretende, com políticas para zonas fronteiriças, a integração dos povos latino-americanos através de intercâmbio cultural e musical. “O Ministério da Cultura será sempre parceiro em iniciativas como esta”, disse Pedro Vasconcelos, da Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura durante a cerimônia que apresentou o projeto. Também participou o professor Carlos Alberto Oliveira da Silva, coordenador de Arte e Cultura, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel).
Para Nico Reyes, o convívio com outros músicos, com outras referências e outros estilos, amplia suas bases enquanto artista. “É um grande aprendizado”, resume. Deste intercâmbio entre os músicos, o projeto Ponto a Punto realizará um documentário sobre as atividades realizadas na cidade, como a participação dos músicos na Batalha de MC’s no Dia Mundial do Hip Hop junto com o Coletivo In Rua, oficinas realizadas durante a Bienal e participações de músicos em ensaios e apresentações.
O Ponto a Punto é uma realização da UFPel e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel) e tem a direção artística e a co-produção da 222 Produtora.

Confira um trecho da apresentação:

 

Programação do Ponto a Punto na Bienal:
16/11 – Segunda-feira
11h – Oficina de construção de Tubofones – Carlos Carty (Peru) – Sala de Percussão do LAPIS (antiga AABB)
17/11 – Terça-Feira
11h – Oficina de Percussão Digital com Pato Sminck (Argentina) – Sala de Percussão do LAPIS (antiga AABB)
14h – Oficina de Música: A clave cubana e seus desdobramentos rítmicos, com João Marcos Negrinho Martins (Pelotas) e Juan Prada (Cuba) – Espaço Cultural UFPel (antiga Cervejaria Brahma).
18/11 – Quarta-Feira
10h – Oficina de Cantos Folclóricos regionais – Victoria Saavedra (Colômbia) – Sala de Percussão do LAPIS (antiga AABB)
21/11 – Sábado
19h – Show do Projeto Ponto a Punto – Espaço Cultural UFPel (antiga Cervejaria Brahma)

Publicado em 17/11/2015, na categoria Notícias.