Livraria recebe atividades da Bienal Internacional de Arte e Cidadania

DSC_1561Na tarde da segunda-feira, 16, a Livraria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi o palco para atrações artísticas e culturais da Bienal Internacional de Arte e Cidadania, possibilitando aos presentes o contato com diferentes pontos de vistas e expressões artísticas. Entre os que passaram pelo local, estão a cantora catarinense Ana Paula da Silva, o professor colombiano Carlos Cabral, o representante do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcelos e Ricardo Almeida, do Comitê da Fronteira.

As atividades começaram às 14 horas, com o lançamento do songbook Crioula, da cantora Ana Paula Silva. Quem esteve presente pode, além de escutar músicas próprias e remakes, conversar com a artista sobre diferentes assuntos, desde a forma como esta realiza as suas composições às suas principais influências musicais. De acordo com Ana Paula, é muito importante que sejam criados espaços para a conversa entre artista e público, como este que a Bienal oportunizou.

O professor da Universidade Nacional da Colômbia, Carlos Cabral, realizou a sua fala em forma de conversa com os presentes e trouxe questionamentos a respeito da gestão cultural, enfatizando a forma como esta é realizada na Colômbia e as possibilidades que traz para a população. Além disso, também comentou sobre como vê a organização da gestão cultural no Brasil e a importância da cultura como ferramenta para o encontro da paz. O momento trouxe reflexões e gerou diversas perguntas após a palestra.

Dando continuidade a fala do professor Carlos Cabral, foi a vez de se falar sobre a gestão cultural no Brasil, com o representante do Ministério da Integração Nacional, Pedro Vasconcelos e Ricardo Almeida, do Comitê da Fronteira. O primeiro a falar foi Ricardo, que trouxe aos participantes uma reflexão sobre a fronteira Brasil-Uruguai, além disso, trouxe conceitos a respeito de diversidade cultural e território cultural. Ricardo enfatizou a necessidade de uma integração entre os dois países.

Uma aproximação entre o Ministério da Cultura com a cidade de Pelotas, este era um dos objetivos de Pedro Vasconcelos. Durante a sua fala, Pedro explicou quais são as prioridades do Ministério para o momento e os projetos culturais que estão sendo realizados no momento.

Publicado em 17/11/2015, na categoria Notícias.