PREC lança edital interno do Programa Mais Cultura nas Universidades

DSC_0003-1A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec) está lançando nesta segunda-feira(8) o edital interno da UFPel referente ao Programa Mais Cultura nas Universidades, chancelado pelos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC). O programa, que visa ampliar o papel das universidades federais na difusão e preservação da cultura brasileira, vai apoiar projetos que estimulem o aproveitamento dos equipamentos culturais dessas instituições, como museus, cinemas e teatros, disponibilizando um total de até R$ 1,5 milhão para cada instituição.

Entre os objetivos do Programa também está a ampliação do uso das instituições de ensino público como espaço de produção e circulação da cultura, acesso aos bens culturais e de respeito à diversidade e pluralidade da cultura brasileira.

O lançamento do edital interno da UFPel foi antecedido de reunião, ocorrida às 10h, no auditório da Reitoria, entre membros da PREC e a direção do Centro de Artes. Na oportunidade, a pró-reitora Denise Bussoletti destacou que, além do aporte de recursos, o edital contribui para o amadurecimento das discussões em torno das iniciativas voltadas à área cultural. Ela citou também o processo de internacionalização dos pontos de cultura, observando que a UFPel é a Universidade do sul do Brasil que tem a responsabilidade pelas articulações nas zonas de fronteira.

Pelo edital da UFPel, poderá submeter proposta qualquer professor com vínculo permanente na instituição. Cada professor só pode submeter uma proposta como responsável, no entanto, poderá participar como membro de equipe de outras propostas submetidas. As propostas devem contemplar menos um dos oito eixos temáticos  e  no mínimo uma das linhas do Edital Nacional e justificar as escolhas. A proposta deve especificar o orçamento, que não deve ultrapassar 200 mil reais.

O teto estipulado para o total das  propostas  selecionadas  é  de  800  mil  reais  e  o restante do orçamento será destinado para o projeto de implantação do auditório da UFPel como parte estratégica do desenvolvimento do Plano de Cultura da UFPel.

O prazo pra inscrições vai de 8 de dezembro de 2014 a 9 de janeiro de 2015, estando a divulgação do resultado definitivo prevista para o dia 27 de janeiro.

Edital-Interno-UFPel-Mais-Cultura-1-1

Edital-Mais-Cultura-nas-Universidades-_07out

Publicado em 10/12/2014, na categoria Notícias.