Fórum de Extensão e Cultura define plano de ações
O Fórum Social de Extensão, Arte e Cultura Popular teve sua segunda reunião na segunda-feira (20). Estiveram presentes 16 entidades, incluindo os integrantes da primeira reunião e novos interessados. Como iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o fórum visa estabelecer uma relação de mão dupla entre a universidade e a comunidade, com caráter permanente e participativo.
Durante a reunião, foram pensadas a metodologia e a organização das ações. Até o final de 2015, segundo o calendário acordado, serão realizadas discussões temáticas mensais, trazidas por cada um dos grupos de trabalho definidos na reunião.
Cada GT será encarregado de um dos oito eixos temáticos que envolvem as políticas de extensão. São eles a comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e por fim, trabalho.
Através do fórum, poderão ser pensadas as políticas públicas e sociais da UFPel, para que cada vez haja mais aproximação com a sociedade, mantendo a participação, interação e diálogo.
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, diz que “acreditamos estar dando um passo muito grande no sentido de afirmar a missão da UFPel, como universidade pública e comprometida com os reais interesses da sociedade.”
Ao final, o resultado será reunido em um regimento e poderá ser presenciado na 2a edição do Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, onde o fórum teve início. A partir de então, o Fórum Social de Extensão e Cultura deixará de ser provisório e passará a ser permanente.