Início do conteúdo

Professores da UFPel apresentam relatório preliminar sobre o Arranjo Produtivo Local Alimentos da Região Sul.

No dia 04 de junho, na sede do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (SINDOCOPEL), ocorreu mais uma reunião de Governança do APL Alimentos.

Na ocasião, o Prof. Marcelo Fernandes Pacheco Dias, coordenador do projeto de extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), intitulado “Elaboração de um Plano de Desenvolvimento do APL Alimentos por meio de uma metodologia participativa”, apresentou os resultados preliminares deste trabalho, que tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos através da elaboração de um Plano de Desenvolvimento focado no fortalecimento de seus elos mais frágeis, sobretudo aquele que envolve o empreendedor da região.

De acordo com o grupo de professores da UFPel envolvidos neste importante projeto, foram entrevistados 36 empreendimentos do COREDE SUL – agroindústrias, produtores rurais e cooperativas, através de um questionário de 35 questões envolvendo as seguintes dimensões: comercialização, aspectos legais, operações, sustentabilidade, recursos humanos, inovação e cooperação.

Presentes nesta reunião, representantes das instituições EMBRAPA, EMATER, UFPel, IFSUL e SINDOCOPE, que constituem a Governança do APL Alimentos.

 

Sobre os Arranjos Produtivos Locais

 

“Entende-se por APL um recorte concentrado de um segmento econômico de caráter essencialmente territorial e de cooperação público-privada. Pressupõe auto-organização e cooperação. Gera ganhos econômicos, que podem ser sociais, e vantagens para diversificar a economia. Possui interfaces internas e externas à sua região de atuação.

O Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais (CAPLs) responde às prioridades estratégicas do plano de governo estadual, notadamente às associadas ao desenvolvimento econômico, desenvolvimento regional, cadeias produtivas locais e regionais, crescimento, ampliação dos investimentos e cooperação.

O Programa de Fortalecimento das CAPL’s é uma ação do Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do RS, coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) com protagonismo dos demais agentes do Sistema e do conjunto do governo estadual.”

 

Fonte: www.aplalimetosul.org.br

APL ALIMENTOS 2

Publicado em 05/06/2014, na categoria Notícias.