Início do conteúdo

Ana Paula Maciel (Greenpeace) e Ana Paula Nunes (UFPel) debatem Política e Cidadania no próximo Quartas no Lyceu

Na próxima quarta-feira (12 de fevereiro), o projeto Quartas no Lyceu contará com a participação da ativista e bióloga do Greenpeace, Ana Paula Maciel e da Professora da UFPel, Ana Paula Nunes dentro do módulo Ideias e Pensamento. O tema desta edição é Política e Cidadania: em defesa do planeta. A atração acontecerá, excepcionalmente no Auditório da Faculdade de Direito, às 18h.

Ana Paula Maciel (Greenpeace)

Ana Paula Maciel (Greenpeace)

A questão do meio ambiente está na pauta das políticas locais a internacionais. Nunca, na história da humanidade e então pouco tempo (nos últimos 100 anos) se agrediu tanto os recursos, a fauna e a flora do planeta. As grandes empresas e corporações do petróleo, do minério, do agronegócio, da madeira, da celulose, da energia entre outras, comprometem com sua ação desmedida e lucrativa a vida de todos os habitantes. Os discursos oficiais em defesa da natureza e de seus biomas se convertem em palavras ao vento, em pura retórica submetida aos interesses monetários dos empresários. A justiça agoniza diante dos interesses privados.

O Greenpeace é uma das ONGs que vem desenhando uma trajetória corajosa e sensível de denuncia e de proteção dos recursos naturais, dos biomas e ecossistemas, sobretudo, na garantia da qualidade de vida de todos os seres humanos.

Ana Paula Nunes (UFPel)

Ana Paula Nunes (UFPel)

No segundo semestre de 2013, ativistas do Greenpeace foram presos quando denunciavam a exploração infame do ártico. A força policial russa a serviço do déspota Putin e das grandes corporações do petróleo Shell, BP, Exxon e Gazpron, entre outras, feriu todos os direitos internacionais e, sem dúvida, os direitos humanos.

Depois de uma mobilização internacional, os ativistas foram liberados e regressaram aos seus países. Ana Paula Maciel, ao longo do cárcere, revelou uma serenidade e uma coragem incomuns, dando uma verdadeira aula de cidadania e de compromisso pela causa meio ambiental e da justiça.

A consciência e a atitude em relação ao meio ambiente, do qual todos somos parte, também começa em casa, na família, no bairro, na cidade, no país. É uma causa humanitária, planetária a qual todos devemos aderir.

 

 

Publicado em 07/02/2014, na categoria Notícias.