Quartas no Lyceu traz Claúdia Laitano e Paula Mascarenhas para debate com o tema: “mulher, sexo e religião”.

Na próxima quarta-feira (11 de dezembro), o projeto Quartas no Lyceu contará com a participação da escritora, jornalista e editora-executiva do Caderno Cultura de Zero Hora, CLAUDIA LAITANO e da Profa. Dra. e Vice-Prefeita de Pelotas, PAULA MASCARENHAS no Módulo IDEIAS E PENSAMENTO. O tema desta edição é: MULHER, SEXO E RELIGIÃO.

Historicamente, a mulher esteve submetida à visão e valores de sociedades masculinistas. Segundo dados do UNICEF (2007/2008), a pobreza e a injustiça cravam suas raízes onde as mulheres são emudecidas. A proliferação de igrejas tem terreno fértil em territórios humanos de iniqüidade e sua ação termina por reforçar os graus de injustiça e submissão. As diferentes igrejas e religiões reforçam preconceitos, a divinização falocrática e a naturalização do sofrimento feminino. A discriminação de mulheres e do sexo está apoiada na fantasmagoria de mitos e lendas deificados. A ferramenta de coerção é o medo!

O tema do IDEIAS E PENSAMENTO é aberto e muitas coisas poderão vir à tona para serem refletidas.

Claudia Laitano

Cláudia Laitano nasceu em Porto Alegre em 1966. Estudou no Colégio Rosário e cursou três anos de Psicologia na UFRGS antes de optar pelo Jornalismo. Formou-se pela UFRGS em 1992 e tem especialização em Economia da Cultura pela Faculdade de Economia da mesma universidade. Em 2004, cursou o Master em Jornalismo pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, em São Paulo. Trabalha no jornal Zero Hora desde 1987. Neste jornal, atuou como revisora, repórter e editora. Atualmente é editora-executiva da área de cultura do jornal. Em 2003, passou a escrever crônicas semanais, primeiro no Segundo Caderno e desde 2004 na página 2 de Zero Hora, sempre aos sábados. Em 2010, tornou-se uma das debatedoras fixas do programa Café TVCOM, na TVCOM.

Em 1993, escreveu o livro Arca de Blau, volume de memórias do jornalista gaúcho Carlos Reverbel. Tem textos publicados nos livros Nós, os Gaúchos (Editora da UFRGS, 1992) e Umbigo é Nosso Rei? (Artes e Ofícios, 2006) e organizou a antologia Carlos Reverbel -Textos Escolhidos (Copesul, Cultural 2006). Em 2008, publicou a coletânea de crônicas “Agora Eu Era” (Editora Record), que recebeu os prêmios da AGE (Associação Gaúcha de Escritores) e Açorianos de melhor livro de crônicas do ano. Em  2012, lançou a coletânea “Meus Livros, Meus Filmes e Tudo Mais”, pela L&PM.

Paula Mascarenhas

Paula Schild Mascarenhas é Mestre e Doutora em Letras pela UFRGS, com uma dissertação sobre a arte e o engajamento  no teatro político de Sartre e uma tese sobre a licença e a subversão na tragédia francesa do início do século XVII. Professora adjunta de Língua e Literatura Francesa da UFPel desde 1993, foi presidente do Instituto João Simões Lopes Neto desde sua criação, em 1999, até 2008.

Foi a primeira mulher a se tornar Coordenadora de Bancada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, tendo ficado no cargo por 4 anos, e chefe de gabinete do Prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza, em 2005. Em 2012, elegeu-se vice-prefeita de Pelotas, ao lado de Eduardo Leite. Ocupou interinamente a Secretaria de Educação e Desporto por 4 meses. Tens dois livros publicados, “Fantasia e Criatividade no Ensino do Francês”, de 1994, em co-autoria com Maria Laura Maciel Alves, e “Sartre em Dois Atos: As Moscas e o Diabo e o Bom Deus”, de 2010, em co-autoria com Deise Quintiliano.

DSC_0219194 f laureano

APOIO: EXPRESSO EMBAIXADOR, PARRILLADA MERCADO DEL PUERTO, SECULT E TEATRO GUARANY, PADARIA POPULAR

Publicado em 05/12/2013, na categoria Notícias.